PLANO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
Palavras-chave:
História do ensino de sociologia, Ensino de sociologia no ensino fundamentalResumo
Plano de Ensino da disciplina Educação para Cidadania, de 1996, ofertada no ensino fundamental e que, mais tarde, passaria a ser denominada Sociologia.
Referências
Bibliografia específica
ª série
ARRUDA, Rinaldo. Pequenos bandidos. Global, São Paulo, 1983
BOSI, Alfredo (org.). Cultura brasileira, temas e situação. Ática, São Paulo, 1987.
Durham, Eunice. A construção da cidadania. Novos estudos Cebrap, São Paulo, 1987.
DIMENSTEIN, Gilberto. Cidadão de papel. Ática, São Paulo, 1991.
JACOCCA, Liliana e Michele. O que fazer? Falando de convivência. Ática, São Paulo, 1990.
MORAES, Vanderlei Ramos de. Desordem urbana. Moderna, São Paulo, 1982.
RIDENTI, Marcelo. “Política pra quê?”. Atual, São Paulo, 1993.
SANTOS, José Luís dos. O que é cultura. Brasiliense, São Paulo, 1980.
SILVA, Livingstone dos Santos. Fundamentos de organização política. Pluriarte, Rio de Janeiro, 1990.
ª série
AQUINO, Rubin Santos Leão. História das sociedades. Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, 1983.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial, 05/10/1988.
DIMENSTEIN, Gilberto. Como não ser enganado nas eleições. Ática, Rio de Janeiro, 1994.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. Ática, Rio de Janeiro, 1994.
DUARTE, Gleuso Damasceno. A Constituição explicada ao cidadão e ao estudante. Ed. Lê, Belo Horizonte, 1990.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Palas Athenas, São Paulo, 1990.
CAMPOS, Ângela Valadares. O menor institucionalizado: um desafio para a sociedade. Vozes, Rio de Janeiro, 1984.
CAPALBO, Creusa. Ideologia e educação. Convívio, São Paulo, 1978.
FERREIRA, Nilda. Cidadania: uma questão para a educação. Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1994.
JACOCCA, Liliana e Michele. O que fazer? Ática, São Paulo, 1993.
RIBEIRO, João Ubaldo. Política. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1986.
RIDENTI, Marcelo. Política pra quê?Atuação partidária no Brasil contemporâneo. Atual, São Paulo, 1995.
SADER, Emir. Da ditadura à democracia. Atual, São Paulo, 1993.
SILVA, Livingstone dos Santos. Fundamentos de organização política. Pluriarte, Rio de Janeiro, 1990.
SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese da história da cultura brasileira. Bertrand, Rio de Janeiro, 1988.
Bibliografia Didática:
ª série:
- Cadernos de Educação para a Cidadania - 5ª série do 1º grau - textos elaborados pelos professores do Departamento.
- Constituição Brasileira
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Obras paradidáticas: Coleção Polêmica, Ed. Moderna; Pontos de apoio, Ed. Scipione; Coleção Jovem Série, Ed. Ática.
- Jornais, revistas, vídeos e filmes.
ª série:
- Cadernos de Educação para a Cidadania - 8ª série do 1º grau - textos elaborados pelos professores do Departamento.
- Constituição Brasileira
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Obras paradidáticas: Coleção Polêmica, Ed. Moderna; Pontos de apoio, Ed. Scipione; Coleção Jovem Série, Ed. Ática.
- Jornais, revistas, vídeos e filmes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiano das Neves Bodart
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).