ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA:

o que muda nos conteúdos com o novo PNLD?

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD, Livro didático, Ensino de Sociologia, Ciência Política

Resumo

Devido às recentes transformações no currículo do ensino médio e, consequentemente, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), decorrentes da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), mais especificamente a mudança de obras disciplinares em obras por áreas do conhecimento, se observa uma dúvida quanto aos conteúdos de Sociologia: houve mudanças substantivas nos conteúdos? Este artigo realiza, sob a contribuição da categorização de Basil Bernstein (1996), uma análise dos conteúdos diretamente/explicitamente ligados à Ciência Política nos livros Sociologia em movimento, selecionado no PNLD-2018, e Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovado no PNLD-2021. Busca-se observar possíveis mudanças na exposição dos conteúdos. A escolha da área ocorre por ser a Ciência Política constituinte da Sociologia escolar. Para esta pesquisa foi adotada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Observou-se a constituição de um livro didático que se propôs ser interdisciplinar, mas que se configura como um livro do tipo “mal integrado” com poucas mudanças significativas, embora essas sejam suficientes para dificultar a identificação das abordagens dos campos do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

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Publicado

22-01-2023

Como Citar

Bodart, C. das N. (2023). ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA: : o que muda nos conteúdos com o novo PNLD?. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 47–75. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/416

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciência Política

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