ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA:
o que muda nos conteúdos com o novo PNLD?
Palabras clave:
Reforma do Ensino Médio, Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD, Livro didático, Ensino de Sociologia, Ciência PolíticaResumen
Devido às recentes transformações no currículo do ensino médio e, consequentemente, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), decorrentes da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), mais especificamente a mudança de obras disciplinares em obras por áreas do conhecimento, se observa uma dúvida quanto aos conteúdos de Sociologia: houve mudanças substantivas nos conteúdos? Este artigo realiza, sob a contribuição da categorização de Basil Bernstein (1996), uma análise dos conteúdos diretamente/explicitamente ligados à Ciência Política nos livros Sociologia em movimento, selecionado no PNLD-2018, e Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovado no PNLD-2021. Busca-se observar possíveis mudanças na exposição dos conteúdos. A escolha da área ocorre por ser a Ciência Política constituinte da Sociologia escolar. Para esta pesquisa foi adotada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Observou-se a constituição de um livro didático que se propôs ser interdisciplinar, mas que se configura como um livro do tipo “mal integrado” com poucas mudanças significativas, embora essas sejam suficientes para dificultar a identificação das abordagens dos campos do conhecimento científico.
Citas
BARROS, José D’Ássunção. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2016.
BENITO, Agustin Escolano. El manual como texto. Pro-Posições, v. 23, n. 3, p. 33-50, 2016.
BODART, Cristiano das Neves; ESTEVES, Thiago de Jesus; TAVARES, Caio dos Santos. Os(as) autores(as) dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD-2021 e suas relações com a Sociologia escolar. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs). v. 5, n. 2, p. 89-114, jul./dez., 2021.
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 1, n. 1, p. 131-152, jan./jun., 2017.
BODART, Cristiano das Neves. Um retrato das pesquisas sobre livros didáticos de Sociologia no Brasil. Revista Cadernos de Campo, n. 31, p. 293-326, jul./dez. 2021.
BODART, Cristiano das Neves; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. O Lugar do Ensino de Sociologia no Novo Currículo de Alagoas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs). v. 6, n. 1, jan./jun., 2022.
BRAICK, et al. Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Moderna, 2021. [6 volumes].
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007 [...]. Brasília, 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. MEC: Brasília, 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital PNLD-2021. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília (DF). Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da Sociedade. 3ª ed. Ver. e ampl. São Paulo: Moderna, 2005.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da Sociedade. 1ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 1987.
ENGERROFF, Ana Martina Baron. A sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017.
MAÇAIRA, Júlia Polessa. O ensino de Sociologia e Ciências Sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017. 342 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
MACHADO, Olavo. O ensino de ciências sociais na escola média. 1996. 199 fls. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - USP, 1996.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O livro didático pelos professores: uso e aplicação nas aulas de Sociologia em Porto Alegre. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs). v. 5, n. 1, jan./jun., 2021.
MOURA, Carlos Henrique Alves. A Sociologia no ensino médio: editais do PNLD 2018 e 2021. (Dissertação) Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2022.
OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de; BODART, Cristiano das Neves. A Sociologia no novo currículo do ensino médio de Minas Gerais. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs). v. 6, n. 1, jan./jun., 2022.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; CAIMI, Oliveira Flávia Eloisa. Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77041, 2021.
PIRES, Wekson; MARQUES, Arimax. Avaliação das aprendizagens no ensino da sociologia escolar: uma análise a partir dos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Educação e linguagem, v. 9, n. 18, 2020.
SILVA, et al. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristiano das Neves Bodart
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).