Propostas curriculares para o ensino de Sociologia no Rio de Janeiro: balanço da produção acadêmica
Palavras-chave:
Currículo estadual, Educação básica, Ensino de sociologia, Rio de Janeiro, Currículo mínimoResumo
O currículo de sociologia do ensino médio da rede estadual de educação do Rio de Janeiro passou por várias e importantes mudanças, tendo sido objeto de pesquisas com distintas abordagens. Este artigo se propõe a mapear essa produção acadêmica, fazendo um balanço do que já foi publicado sobre as propostas curriculares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) para o ensino de sociologia, suprindo, assim, uma lacuna importante. Com base em pesquisa documental, no período de 1993 a 2017, foram encontradas 27 produções que privilegiaram, direta ou indiretamente, as propostas curriculares de sociologia da SEEDUC-RJ. Como resultado, a análise desse conjunto identificou três tendências nesse tipo de pesquisa: 1) relatos e descrições da experiência de autores/as que participaram da elaboração dessas propostas ou análise desse processo realizada por outros pesquisadores; 2) estudos comparativos, sobretudo entre as propostas curriculares de diferentes estados da federação; 3) pesquisas sobre a recepção, a aplicação ou as consequências dessas propostas curriculares.
Abstract
The high school sociology curriculum of the state education system of Rio de Janeiro has undergone several important changes and has been the subject of research with different approaches. This article proposes to fill a gap in the field, to map this academic production and to research what has already been published about the curricular proposals of the State Secretariat of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) for the teaching of sociology. Based on documentary research, in the period of 1993 to 2017, were found 27 productions, which privileged, directly or indirectly, the curricular proposals of sociology of SEEDUC-RJ. As a result, the analysis of this set identified three trends in this type of research: 1) reports and descriptions of the experience of authors who participated in the elaboration of these proposals or analysis of this process carried out by other researchers; 2) comparative studies, especially among curricular proposals from different states of the federation; 3) research on the reception, application or consequences of these curricular proposals.
Keywords: State curriculum. Basic education. Teaching sociology. Rio de Janeiro. Minimum curriculum.
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