O Ensino de Ciências Sociais no Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Félix e Muritiba) a partir do olhar de Estudantes da Educação Básica

Autores

  • Luis Flávio Reis Godinho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Luciméa Santos Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marcus Bernardes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Sociais, Educação Básica, Avaliação de Ensino

Resumo

O presente artigo traz resultados preliminares de um levantamento quantitativo dos estudantes de colégios públicos e privados das cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. A pesquisa trata de questões pontuais e gerais sobre o Ensino de Ciências Sociais sob a ótica de alunos de escolas públicas e privadas. Foram realizadas entrevistas estruturadas, a partir da aplicação de questionários. Ressalta-se que é uma primeira inferência, portanto, constitui proposta pioneira acerca das relações entre estudantes da educação básica e o Ensino de Ciências Sociais na região do Recôncavo da Bahia. A análise quantitativa, bem como a geração dos dados e gráficos, foi construída a partir do uso conjunto de trêssoftwares livres. Uma tabela com as variáveis do questionário foi criada com o auxílio do LibreOffice Calc. Feito isso, em seu formato de arquivo de extensão xlsx, a tabela foi importada para o softwareRStudio, interface utilizada a partir de outro programa chamadoR. No RStudioforam gerados todos os gráficos, cálculos de porcentagem e recorrência de valores que nos auxiliaram na interpretação dos dados da pesquisa. O artigo faz uma breve revisão da trajetória das ciências sociais no ensino secundário brasileiro. Em seguida, no plano local, analisa a percepção dos estudantes de escolas públicas e privadas do Recôncavo Baiano em relação ao ensino de ciências sociais. Tais dados nos permitem indicar que a presença de professores formados na área de Ciências Sociais é fundamental para um maior interesse e satisfação nas aulas de Sociologia.

Biografia do Autor

Luis Flávio Reis Godinho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Realizou Pós Doutorado em trabalho docente, desigualdades sociais e territoriais, no PPGSA- IFCS-UFRJ (2014), Doutorado em Sociologia - PPGS-UFPB (2008), Mestrado em Ciências Sociais - PPGCS-UFBA (2003) e Licenciatura/ Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professor Associado I do Curso de Ciências Sociais e do Mestrado em Educação do Campo, ambos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho, dos movimentos sociais e da educação, investigando os seguintes temas: trabalho e educação; estigma, racismo e educação, profissão docente e movimentos sociais e educação.

Luciméa Santos Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Atualmente estuda questões de gênero e sexualidade, com especial atenção a formação da identidade das meninas negras em fase escolar. Tem particular interesse por pesquisas na área de educação étnico racial em escolas do campo bem como religiosidade negra. Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (em andamento),possui mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia(2017), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(2014), e graduação em andamento em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Marcus Bernardes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Ciências Sociais na modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Licenciado pelo Programa Especial de Formação Docente, com habilitação em Sociologia, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2018). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (2016). Foi professor substituto de Ciências Sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no período de 2016 a 2018, lecionando principalmente, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), sediado na cidade histórica de Cachoeira-BA. Membro do Laboratório de Ensino de Ciências Sociais (LABECS/UFRB). Filiado à Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). É Professor de Ciências Sociais no Centro Universitário UniFG, localizado na cidade de Guanambi-BA, lecionando em diversos cursos de graduação. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas Populares, Pensamento Social Brasileiro e Ensino de Ciências Sociais.

Referências

BAHIA. Estudo de potencialidades econômicas: Território de identidade do Recôncavo. Salvador: Governo do Estado da Bahia, 2016.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008.

BRASIL, Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2012. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp>. Acesso em agosto de 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Censo Escolar 2017: notas estatísticas. Brasília, 2018.

BODART, Cristiano. Constituição e Consolidação do Ensino de Sociologia enquanto Subcampo de Pesquisa: uma entrevista com Anita Handfas. In: Revista Café com Sociologia, vol. 6, n.2, mai./jun., p. 415-425, 2017a.

BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um Estado da Arte na Pós-Graduação. In: Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 48, n.2, p. 256-281, jul./dez., 2017b.

BODART, Cristiano (org.). O ensino de Humanidades nas escolas. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

CAREGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. Campo Científico-Acadêmico e a Disciplina de Sociologia na Escola. In: Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 39, n.1, p. 39-47, jan./mar., 2014.

CHARTIER, ANNE-MARIE. Entre Pedagogia e Sociologia. Revista de Sociologia, pp. 89-135, 1993.

CUNHA, Luiz Antonio. Reflexões sobre as condições sociais de produção da sociologia

da educação: primeiras aproximações. In: Tempo Social. São Paulo: USP, volume 1 (1), 1992.

DURÃES, Bruno. A Licenciatura em Ciências e o Ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia: formação e prática através de pesquisa, ensino e extensão. In: Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS), vol. 2, nº 1, p. 92-114, jan./jun., 2018. Disponível em: https://abecs.com.br/revista/index.php/cabecs/article/view/133/80. Acesso em: 17 de agosto de 2019.

FREITAS, Maria Cristina Leal de; FRANÇA, Carlos Eduardo. História da Sociologia e de sua Inserção no Ensino Médio. MovimentAção, Dourados, v. 3, nº. 5, p. 39-55, 2016.

HANDFAS, Anita. O Estado da Arte do Ensino de Sociologia na Educação Básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. In: Revista Inter-Legere. Natal, n.9, jul./dez., p. 386-400, 2011.

MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre. Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

MORAES, Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais e Ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. In: Tempo Social, USP, vol.15, n.1, p. 5-20, 2003.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Reforma Capanema. Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/reforma-capanema, acesso em 13 de março de 2018.

MEUCCI, Simone. Sobre a Rotinização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas. In: Revista Mediações. Londrina, v.12, n.1, p.31-66, jan./jun. 2007.

MEUCCI, Simone. Sociologia na educação básica no Brasil: balanço da experiência remota e recente. In: Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, vol. 51, n. 3, p. 251-260, set./dez., 2015.

OLIVEIRA, Amurabi. A Formação inicial de professores de sociologia no Nordeste: alguns breves apontamentos. In: Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v. 06, n.12, p. 285-299, jul.-dez. 2014.

RAMOS, Alberto Guerreiro. O problema do negro na sociologia brasileira. Cadernos de Nosso Tempo, Rio de Janeiro, p. 189-220, jan. 1954.

RASCHE, Vânia Maria Moreira; KUDE, Vera Maria Moreira. Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor. Cadernos de Pesquisa, n. 57, p. 61-70, 1986.

SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia no contexto das Reformas do ensino médio. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (Org.). Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

SILVA, Cinthia Lopes; SILVA, Rogério de Souza. A Institucionalização das Ciências Sociais no Brasil: percalços e conquistas. In: Impulso. Piracicaba, 22 (54), p. 97-106, mai./ago. 2012.

TOMAZI, N. D. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

04-09-2019

Como Citar

Godinho, L. F. R., Lima, L. S., & Bernardes, M. (2019). O Ensino de Ciências Sociais no Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Félix e Muritiba) a partir do olhar de Estudantes da Educação Básica. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 45–70. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/124

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.