Conteúdos de Sociologia no ensino médio: um estudo sobre livros didáticos e ENEM

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.
  • Carine Marcon Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Exame Nacional do Ensino Médio, Livros didáticos,

Resumo

Este artigo é um recorte atualizado de Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Ciências Sociais e propõe uma análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 e sua presença na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016. Dentre as 45 questões da prova citada, foram selecionadas dezessete, por se situarem na área de Ciências Sociais. A partir desta seleção realizou-se a investigação dos conteúdos dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015. As análises consideraram o aporte teórico do campo da educação e do ensino de Sociologia. Os resultados sugerem a presença de conteúdos de Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como a importância do PNLD como política pública para a qualidade da Educação Básica brasileira.

Abstract

This article is an updated excerpt from the Course Completion Course in Social Sciences Degree and proposes an analysis of the contents present in the Sociology didatic books indicated by the National Textbook Program (PNLD) 2015 and their presence in the Humanities and its Technologies of the National High School Exam (ENEM) of 2016. Among the 45 questions of the aforementioned test, seventeen were selected, for being in the area of Social Sciences. Based on this selection, the content of the six didatic books in circulation at PNLD 2015 was investigated. The analyzes considered the theoretical contribution of the field of education and the teaching of Sociology. The results suggest the presence of Sociology content at ENEM 2016, configuring 37.8% of the contents of the Human Sciences and its Technologies section, as well as the importance of PNLD as a public policy for the quality of Brazilian Basic Education.

Keywords: Sociology teaching. National High School Exam. Didatic books.


Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (UFRGS) e Pós-Doutor em Educação (Universidade de Lisboa). Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Tutor do Grupo PET Conexões de Saberes – Práxis/Licenciaturas (FNDE). Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Carine Marcon, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Licenciada em Ciências Sociais e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisas e Intervenções Sociedade, Educação e Desigualdades (SOCIEDUDES/UFFS/CNPq)

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Publicado

20-01-2021

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Artigos