Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais

Autores

  • Régis Leonardo Gusmão Barcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Gustavo Mocelin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Sociologia Escolar, Concepções pedagógicas, Concepções ideológica,

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.

Abstract

The article presents a research conducted with students of Social Sciences in the Federal University of the Rio Grande do Sul. The study analyzes the profile of the students, their didactic-pedagogical and political-ideological conceptions, their understanding about the purpose of Sociology in High School and their preferences about teaching contents and practices. Students indicate a predominantly socialist political orientation, but they also adhere to a didactic orientation that is bound by pragmatism in the teaching Sociology, based on the principles proposed in the National Curricular Guidelines for the area.

 

Keywords: School Sociology. Pedagogical conceptions. Ideological conceptions.


Biografia do Autor

Régis Leonardo Gusmão Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cientista Social (Antropologia, Sociologia, Ciências Políticas), Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande Sul. É colaborador no grupo de pesquisa: Sociedade, Economia e Trabalho (GPSET). Tem experiência de pesquisa e ensino na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, Sociologia Econômica, Sociologia da Inovação e Ensino de Sociologia no Ensino Médio.

Daniel Gustavo Mocelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado do departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e líder do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/CNPq/UFRGS)

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Publicado

21-01-2021

Edição

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Artigos