Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais
Keywords:
Sociologia Escolar, Concepções pedagógicas, Concepções ideológica,Abstract
O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.
Abstract
The article presents a research conducted with students of Social Sciences in the Federal University of the Rio Grande do Sul. The study analyzes the profile of the students, their didactic-pedagogical and political-ideological conceptions, their understanding about the purpose of Sociology in High School and their preferences about teaching contents and practices. Students indicate a predominantly socialist political orientation, but they also adhere to a didactic orientation that is bound by pragmatism in the teaching Sociology, based on the principles proposed in the National Curricular Guidelines for the area.
Keywords: School Sociology. Pedagogical conceptions. Ideological conceptions.
References
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia e a produção científica [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020a. pp. 397-401.
BODART, Cristiano das Neves. Prática de ensino de Sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Londrina, Mediações, v. 23, n. 2, p. 455-491, mai./ago. 2018.
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. A importância da Sociologia escolar: esclarecimentos necessários em tempo de obscurantismo. In: BODART, Cristiano das Neves; ROGÉRIO, Radamés de Mesquita (Orgs.). A importância do ensino das Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia. Brasil, 2020. pp. 19-47.
BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Um “raio-x” do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 22, p. 197-233, 2016.
BODART, Cristiano das Neves; SOUZA, Ewerton Diego de. Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 53, n. 3, p. 543-557, 2017.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: Metodologia da pesquisa na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico do Estado do Rio Grande do Sul. Brasília: INEP, 2020.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/SEB/MEC/DPEM, 2006.
FEIJÓ, Fernanda. Breve histórico do desenvolvimento do ensino de Sociologia no Brasil. PerCursos, v. 13, n. 1, p. 133-153, 2012.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre, Artmed, 2005.
HANDFAS, Anita. O ensino de Sociologia e a pesquisa acadêmica [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 397-401.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Júlia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, v. 2, n. 74, p. 43-59, 2014.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia? Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 45-61, 2014.
MENDES, Aminata; GOMES, Bruno; MANGO, Felizberto Alberto; SIGA, Fernando; RÖWER, Joana Elisa. Sentidos e objetivos do ensino de Sociologia na Escola secundária nos países da CPLP: análise, reflexão e formação humana integral. Anais. III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões curriculares. Cabo Verde, 6-7 de julho, 2017. 15p.
MILLS, Charles W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O ensino de Sociologia e o seu subcampo [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020a. pp. 397-401.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O ensino de Sociologia e o seu campo [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020b. pp. 57-62.
MOCELIN, Daniel Gustavo; RAIZER, Leandro. Ensino da sociologia no Rio Grande do Sul: histórico da disciplina, formação do professor e finalidade pedagógica. Revista Brasileira de Sociologia. Vol. 2, n. 3, p. 101-127. 2014.
MORAES, Amaury Cesar de. Ciência e ideologia na prática dos professores de Sociologia no ensino médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso? Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 17-38. 2014.
MORAES, Amaury Cesar de; GUIMARÃES, Elisabeth F. Metodologia de ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury Cesar de (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. pp. 45-62.
OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de Sociologia e a formação inicial de professores [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 149-152.
OLIVEIRA, Amurabi. Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 9, p. 25-39, 2013.
PEREIRA, Luiza Helena. A luta dos sociólogos pela obrigatoriedade da Sociologia. In: MEIRELLES, Mauro; RAIZER, Leandro; PEREIRA, Luiza H. O ensino de Sociologia no RS: repensando o lugar da Sociologia. Porto Alegre: Evangraf, 2013. pp. 13-34.
PEREIRA, Luiza Helena; AMARAL, Jonathan Henriques do. A Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre-RS. Londrina, Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 11, n. 1, p. 15-22, Jun. 2010.
RAIZER, Leandro; CAREGNATO, Célia Elizabete; MOCELIN, Daniel Gustavo; PEREIRA, Thiago Ingrassia. O ensino da disciplina de Sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, v. 16, n. 190, p. 15-26, 2017.
RAIZER, Leandro; MEIRELLES, Mauro; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Escolarizar e/ou educar? As perspectivas do ensino de Sociologia na educação básica. Pensamento Plural. Pelotas, n. 2, p. 105-123. 2008.
RAIZER, Leandro; MOCELIN, Daniel Gustavo. Concepções político-ideológicas e didático-pedagógicas dos participantes do IV ENESEB. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, v. 5, n. 3, p. 316-329, set./dez. 2015.
SANTOS, Mário Bispo. O PIBID na área de ciências sociais: condições epistemológicas e perspectivas sociológicas. Revista Brasileira de Sociologia. Vol. 2, n. 3, p. 55-79. 2014.
SILVA, Ileizi L. F. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar de (Coord.), Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. pp. 15-44.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).