Diretrizes Políticas Dlobais de Educação e a Sociologia na escola secundária nos países da CPLP: entre recontextualizações, homogeneizações e hibridismos

Autores

  • Joana Elisa Rower Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Unilab/CE
  • Bruno Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB/CE
  • Celeste Silvia Vuap Mmende Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB/CE

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Escola Secundária, Políticas Curriculares, CPLP,

Resumo

Este artigo tem como temática as políticas globais de educação e o ensino de Sociologia na escola secundária dos países que pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Objetiva analisar a disciplina de Sociologia na estruturação curricular e na relação com as políticas internacionais de educação, considerando seus aspectos homogeneizadores, recontextualizadores e híbridos. A escolha pela CPLP deve-se à aproximação do Brasil no domínio da educação superior para a formação de professores de Sociologia. São feitas análises relacionais da Sociologia na escola, a partir das reformas dos sistemas de ensino da década de 1990. A pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, bibliográfica e documental, tendo como objeto os Documentos Internacionais de Educação, Leis de Bases dos Sistemas de Educação Nacional e Planos e Projetos Curriculares Nacionais. Conceitos como hibridação curricular (DUSSEL, 2010) e recontextualização e ambivalência (LOPES, 2005) somam-se à análise relacional de Apple (2001, 2006). Identifica-se uma homogeneização nas estruturas curriculares do ensino secundário na CPLP, constituída pelaformação geral e por formações específicas em áreas do conhecimento, com ausência da Sociologia no tronco comum e variabilidade da sua presença nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades. Considera-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas relacionais da Sociologia como disciplina escolar, observando diversos atores na construção das políticas educacionais curriculares. A Sociologia, na dinamicidade das estruturas curriculares, constitui-se como objeto singular para análise e compreensão da relação saber-poder na construção de projetos de formação humana e das políticas de educação como políticas culturais.

Biografia do Autor

Joana Elisa Rower, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Unilab/CE

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Sociologia, área de Sociologia da Educação e do Estágio Supervisionado. Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Ciências Sociais e Licenciada em Sociologia.

Bruno Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB/CE

Bacharel em Humanidades e Licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB/CE

Celeste Silvia Vuap Mmende, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB/CE

Bacharel em Humanidades e Licencianda em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB/CE

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Publicado

04-09-2019

Como Citar

Rower, J. E., Gomes, B., & Mmende, C. S. V. (2019). Diretrizes Políticas Dlobais de Educação e a Sociologia na escola secundária nos países da CPLP: entre recontextualizações, homogeneizações e hibridismos. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 95–120. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/165

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