História da Sociologia no Ensino Médio Brasileiro: A oficina sociológica de Mario Bispo dos Santos

Autores

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão [IFMA/Campus Açailândia.
  • Rafael Bezerra Gaspar

Palavras-chave:

História da Sociologia, Ensino de Sociologia, Ensino Médio.

Resumo

Entrevista realizada em 27 de abril de 2019, com o sociólogo Mário Bispo dos Santos, professor de sociologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEMED/DF). Durante a entrevista, Mário Bispo dos Santos tratou, brevemente, de sua trajetória pessoal e de como a sociologia o alcançou. Realizou reflexões sobre o ofício do/a sociólogo/a no século XXI, passando pelos dilemas da formação do professor de sociologia no país, das políticas públicas voltadas à educação, da participação, dos desafios dos professores em organizações sindicais relacionadas à educação até o processo de fortalecimento dos estudos em ensino de sociologia no Brasil com a criação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). Por fim, falou particularmente do histórico, desafios, experiências e perspectivas do Ensino de Sociologia no Brasil. 

 

Palavras-chaves:História da Sociologia. Ensino de Sociologia. Ensino Médio. 

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão [IFMA/Campus Açailândia.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, Doutorando em História Social/Contemporânea pela UFF, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP e do Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ. Vinculado aos Grupos de Pesquisa Geografia Agrária USP / População, Trabalho e Economia USP / NIEPHE Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação USP / Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio USP.

Referências

BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, T. I. Breve balanço do subcampo? Ensino de Ciências Sociais? no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS. Cadernos de Ensino de Sociologia, v. 1, pp. 01-10, 2017.

BODART, Cristiano das Neves; SOUZA, Ewerton Diego de Souza. Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 53, pp. 453-557, 2017.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo. P. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, pp. 256-281, 2017.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. O perfil do professor brasileiro de Sociologia do Ensino Médio e sua percepção da condição docente. Inter-Legere (UFRN), v. 1, pp. 168-189, 2016.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Um raio-x do professor de sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. v. 2, pp. 197-233, 2016.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo. P. Apresentação do Dossiê especial História do Ensino de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 4, pp. 02-07, 2015.

CARVALHO, Cesar Augusto de. (Org.). A Sociologia no Ensino Médio: uma Experiência. 1 ed. Londrina: EDUEL, 2010, v. 1, pp. 64-83.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. A sociologia ou o vir-a-ser de uma disciplina escolar: articulações entre espaços, instituições e profissionais especializados (1996-2008). São Paulo: USP, 2016. Tese. (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2016.

GUEDES, André Teles. Florestan Fernandes e o lugar da USP na história da sociologia no Brasil. Brasília: UnB, 2007. Dissertação. (Doutorado em Sociologia), Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, 2007.

HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luis Fernandes de (Orgs.) A sociologia vai à escola. História, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009.

LEITE, Maria Cristina Stello. "Faz sentido?" - práticas docentes no ensino médio na disciplina sociologia: um estudo na rede pública do estado de São Paulo. São Paulo: USP, 2014. Dissertação. (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.

MORAIS, Amaury C. Moraes; RÊSES, Erlando da Silva; SARANDY, Flávio Marcos Silva; SANTOS; Mário Bispo dos Santos; TOMAZI, Nelson. Curso de especialização em ensino de sociologia: nível médio: módulo 1. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

MORAES, Amaury César. “O veto de FHC: o sentido de um gesto”, In.: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de (org). Sociologia e ensino em debate – experiências e discussões de sociologia no ensino médio. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

______. “Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato”, Tempo Social, USP, abril de 2003.

MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. Os lugares da sociologia na educação escolar de jovens do ensino médio: formação ou exclusão da cidadania e da crítica? São Leopoldo: Unisinos, 2003. Dissertação. (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos, 2003.

NEUHOLD, Roberta dos Reis. Sociologia do ensino de sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. São Paulo: USP, 2014. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.

OLIVEIRA, Amurabi. “Ensino de Sociologia: Desafios epistemológicos para o ensino médio”. Revista Espaço Acadêmico, v. Ano x, pp. 115-121, 2011.

OLIVEIRA, Amurabi. “Sociologia do Ensino de Sociologia no Brasil: Contribuições a partir de Anthony Giddens”. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 35, pp. 53-62, 2010.

PLANCHAREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de (Orgs.). Leituras sobre sociologia no ensino médio. Maceió: EDUFAL, 2007. CRONOS – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN. Dossiê Ensino da Sociologia no Brasil, v. 8, n. 2, jul./dez. 2007.

PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina F. Antunes de (Orgs.). Leituras sobre Sociologia no Ensino Médio. Maceió: EDUFAL, 2007.

RÊSES, Erlando da Silva; SANTOS, Mário Bispo dos; RODRIGUES, Shirlei Daudt. A sociologia no ensino médio: cidadania e representações sociais de professores e estudantes. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

RÊSES, Erlando da Silva. De vocação para profissão: organização sindical docente e identidade social do professor. Brasília: UnB, 2008. Tese. (Doutorado em Sociologia), Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, 2008.

RÊSES, Erlando da Silva. E com a palavra: os alunos – Estudo das Representações Sociais dos alunos da Rede Pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no Ensino Médio. Brasília: UnB, 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, 2004.

SANTOS, Mário Bispo. O PIBID na área de Ciências Sociais: condições epistemológicas e perspectivas sociológicas. Revista Brasileira de Sociologia, São Paulo, v. 2, n. 3, jan./jun. 2014.

______. A Sociologia no Ensino Médio – o que pensam os professores da Rede Pública. Brasília: UnB, 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, 2002.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o ensino médio no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. Dissertação. (Mestrado em Sociologia), Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

______. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino Médio: desenvolver a perspectiva sociológica: objetivo fundamental da disciplina no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico, v. 5, out. 2001.

______. Projeto para a implantação da disciplina Sociologia no ensino médio. Novembro de 1999.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. A Sociologia no Ensino Médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos (Natal), v. 8, p. 403-427, 2008.

______. Das fronteiras entre ciência e educação escolar: as configurações do ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Estado do Paraná (1970-2002). São Paulo: USP, 2006. Tese (Doutorado em Sociologia), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.

SOARES, Fagno. Por uma História do Ensino de Sociologia no Brasil: Na oficina sociológica de Cristiano Bodart tomando Café com Sociologia. Revista Observatório, v. 4, n. 6, pp. 1007-1029, 8 out. 2018.

SOUZA, Erika Kulessa. Linguagem sociológica e práticas de escrita: uma pesquisa exploratória em aulas de sociologia no ensino médio. São Paulo: USP, 2017. Dissertação. (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2017.

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. Ensinar sociologia: análise de recursos do ensino na escola média. São Paulo: USP, 2007. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007.

TOMAZI, Nélson Dácio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2007.

Downloads

Publicado

04-09-2019

Como Citar

Soares, F. da S., & Gaspar, R. B. (2019). História da Sociologia no Ensino Médio Brasileiro: A oficina sociológica de Mario Bispo dos Santos. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 121–143. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/174

Edição

Seção

Entrevista

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.