Iniciação à sociologia no ensino superior: uma observação direta em sala de aula

Autores

  • Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Diálogo, Ensino Superior, Sociologia.

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão sobre o ensino da sociologia no ensino superior, isto é, expõe as debilidades e, até mesmo o desconhecimento da disciplina Sociologia por parte dos(as) recém-ingressantes na universidade. Utilizamos a metodologia qualitativa, a partir de uma observação direta feita em sala de aula, em três turmas: Bacharelado em Ciências Contabéis, Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Percebemos que a iniciação à Sociologia no ensino superior decorre de um conhecimento parcial (ou até da inexistência) da disciplina sociologia no ensino médio; esse déficit escolar acaba comprometendo o planejamento programático, bem como o aprofundamento de alguns conteúdos do componente curricular, gerando a necessidade de iniciar o ensino da Sociologia em pleno ensino superior.

This article brings a reflection on the teaching of sociology in higher education. That is, to expose the weaknesses and, even, the ignorance of the discipline sociology on the part of the new entrants in the university. The methodology used was qualitative, based on a direct observation made in the classroom, in three classes: accounting sciences, letters / Portuguese and mathematics-licentiate. The initiation to sociology in higher education stems from a partial (or even non-existent) knowledge of the sociology discipline in secondary education; This school deficit ends up compromising the programmatic planning, as well as the deepening of some contents of the curricular component, generating the need to begin the teaching of sociology in higher education.

Biografia do Autor

Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professora substituta pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestra em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

22-07-2017

Como Citar

de Jesus, C. K. B. (2017). Iniciação à sociologia no ensino superior: uma observação direta em sala de aula. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 23–34. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/22

Edição

Seção

Relato de Experiência

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