Iniciação à sociologia no ensino superior: uma observação direta em sala de aula

Autores

  • Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Diálogo, Ensino Superior, Sociologia.

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão sobre o ensino da sociologia no ensino superior, isto é, expõe as debilidades e, até mesmo o desconhecimento da disciplina Sociologia por parte dos(as) recém-ingressantes na universidade. Utilizamos a metodologia qualitativa, a partir de uma observação direta feita em sala de aula, em três turmas: Bacharelado em Ciências Contabéis, Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Percebemos que a iniciação à Sociologia no ensino superior decorre de um conhecimento parcial (ou até da inexistência) da disciplina sociologia no ensino médio; esse déficit escolar acaba comprometendo o planejamento programático, bem como o aprofundamento de alguns conteúdos do componente curricular, gerando a necessidade de iniciar o ensino da Sociologia em pleno ensino superior.

This article brings a reflection on the teaching of sociology in higher education. That is, to expose the weaknesses and, even, the ignorance of the discipline sociology on the part of the new entrants in the university. The methodology used was qualitative, based on a direct observation made in the classroom, in three classes: accounting sciences, letters / Portuguese and mathematics-licentiate. The initiation to sociology in higher education stems from a partial (or even non-existent) knowledge of the sociology discipline in secondary education; This school deficit ends up compromising the programmatic planning, as well as the deepening of some contents of the curricular component, generating the need to begin the teaching of sociology in higher education.

Biografia do Autor

Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professora substituta pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestra em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Referências

BRANDÃO, Rodrigues Carlos. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer 038/ 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb038_06.pdf. Acesso: 31 out. 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Ensino das humanidades: a modernidade em questão. São Paulo: Cortez, Brasília: SENEB, 1991.

BRASIL, Presidência da República. Decreto nº 89.531 de 05 de abril de 1984: regulamenta a Lei 6.888, de 10/12/1980, que dispõe sobre o exercício da profissão de sociólogo e dá outras providências.

BRASIL. Congresso. Senado. [Notícias]. Brasília, setembro, 2016. Disponível em: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/29/acaba-nesta-quinta-prazo-para-emendas-a-mp-do-ensino-medio.-conheca-algumas-mudancas-ja-propostas. Acesso em: 29 set. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares. Brasília: MEC/SES, 2006. Disponível em: HTTP://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01. Acesso em: 23 set. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17º edição, rio de janeiro: editora Paz e terra, 1987.

IANNI, Octavio. Florestan Fernandes - Sociologia Crítica e Militante. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2004.

LIBÂNEO, J.C. Didática. 15. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MATIOLLI, Thiago; FRAGA, Alexandre. Os conteúdos de sociologia nos vestibulares e no ENEM: uma discussão sobre conhecimento prévio. Revista Saberes em

Perspectivas, Jequié, v.4, n.8, p. 195-215, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva/article/view/v4n8art10/pdf_42. Acesso em: set. 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO " Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC" Ciências Humanas e suas Tecnologias V.4, 1999.

Oliveira, Otair Fernandes; Jardins de O retorno da sociologia no ensino médio no rio de janeiro: uma luta que merece ser pautada!. Revista Perspectiva Sociológica, UFRJ, 2009. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/UAs/se/departamentos/sociologia/pespectiva_sociologica/Numero2/Artigos/Retorno%20da%20Sociologia%20%20-%20Otair%20e%20Jardim.pdf Acesso: abr. 2016.

SILVA, Tânia Elias Magno. A Sociologia em Sergipe: do pioneirismo à atualidade. In: Porto, Maria Stela Grossi; Dwyer, Tom. (Org.). Sociologia em transformação - pesquisa social do século XX. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006, v., p. 133-145.

TOMAZI, D. Nelson. Entrevista com Nelson Dásio Tomazi. Revista Eletrônica Inter-Legere " Número 03 (jul/dez 2008). Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/revista/pdf/3/db02.pdf Acesso: 20 julh. 16.

Downloads

Publicado

22-07-2017

Como Citar

de Jesus, C. K. B. (2017). Iniciação à sociologia no ensino superior: uma observação direta em sala de aula. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 23–34. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/22

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.