Narrativas de si no espaço escolar, juventudes e ensino de sociologia

Autores

  • Maria Alda de Sousa Alves Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)
  • Joana Elisa Rower Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

juventudes, experiências escolares, narrativas, ensino de sociologia.

Resumo

A heterogeneidade de jovens alunos que chega ao ensino médio brasileiro nas últimas décadas traz novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem. Estes novos atores sociais que integram a escola pública trazem consigo múltiplas experiências sócio- culturais e narrativas que vão além do instituído em diretrizes e documentos normativos. O tornar-se aluno ganha outros contornos e significados, que não consiste apenas em seguir modelos pré-estabelecidos, mas em construir no cotidiano escolar sentidos para suas experiências e conhecimentos disciplinares. Nesta perspectiva, sugere-se que a escola e seus docentes reconheçam os sujeitos jovens e suas demandas a fim de não reproduzirem uma cultura escolar excludente e homogeneizante. Parte-se, portanto, da necessidade de reconhecimento de uma “pedagogia das juventudes”, como metodologia a ser observada pelos atores escolares. Neste artigo, esboçamos esta pedagogia a partir da compreensão das correntes sociológica geracional e classista. Buscamos, num segundo momento, enfatizar narrativas autobiográficas como dispositivos de formação, “estranhamento” de si e “desnaturalização” da realidade social  com base em “mini-relatos” de jovens registrados em documentário brasileiro.


 

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Documentário

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Publicado

16-01-2019

Como Citar

de Sousa Alves, M. A., & Rower, J. E. (2019). Narrativas de si no espaço escolar, juventudes e ensino de sociologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 95–108. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/137

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