“Sou Professora e amo demais a minha profissão”: Entrevista com Tânia Elias Magno da Silva

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Profissão de Sociólogo(a)

Resumo

Entrevista realizada em fevereiro de 2018.

CABECS: Por favor, nos conte sobre sua trajetória formativa e profissional: a entrada na área de Ciências Sociais, o interesse pelas questões da Educação e as experiências docentes e de pesquisa ao longo de tua carreira.

 

Tânia Elias Magno da Silva:Sou professora Normalista, e iniciei minha vida profissional como professora formada em 1965, na cidade de Alfenas, Minas Gerais. Lecionei inicialmente para o primeiro ano primário (era essa a designação na época) o que me foi muito prazeroso, pois adoro criança e a tarefa de alfabetizar é muito instigadora e gratificante. Em 1966 passei a lecionar também para o curso ginasial e o curso técnico de administração, lecionava Português, fiz um curso ministrado pela Capes na época para me qualificar e como sempre gostei desta matéria, tanto da parte das regras gramaticais com da parte de literatura, não foi muito difícil. Contudo, por pressão da direção da escola fiz o vestibular no ano seguinte para curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia de Guaxupé, em Minas Gerais. Mudei-me para Guaxupé e cursei 02 anos do curso, mas não era exatamente o que queria e desisti. Então voltei para.. Baixe o arquivo para continuar lendo.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Bacharel (2006) e Licenciado (2005) em Ciências Sociais, Mestre (2007) e Doutor (2014) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutor (2018) em Educação na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim, RS. Presidente da ABECS 2016-2018.

Referências

SILVA, Juremir Machado da. Raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no imaginário Social. RJ: Civilização Brasileira, 2017.

Downloads

Publicado

13-06-2018

Como Citar

Pereira, T. I. (2018). “Sou Professora e amo demais a minha profissão”: Entrevista com Tânia Elias Magno da Silva. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(1), 135–141. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/112

Edição

Seção

Entrevista

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.