“Sou Professora e amo demais a minha profissão”: Entrevista com Tânia Elias Magno da Silva
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Profissão de Sociólogo(a)Resumo
Entrevista realizada em fevereiro de 2018.
CABECS: Por favor, nos conte sobre sua trajetória formativa e profissional: a entrada na área de Ciências Sociais, o interesse pelas questões da Educação e as experiências docentes e de pesquisa ao longo de tua carreira.
Tânia Elias Magno da Silva:Sou professora Normalista, e iniciei minha vida profissional como professora formada em 1965, na cidade de Alfenas, Minas Gerais. Lecionei inicialmente para o primeiro ano primário (era essa a designação na época) o que me foi muito prazeroso, pois adoro criança e a tarefa de alfabetizar é muito instigadora e gratificante. Em 1966 passei a lecionar também para o curso ginasial e o curso técnico de administração, lecionava Português, fiz um curso ministrado pela Capes na época para me qualificar e como sempre gostei desta matéria, tanto da parte das regras gramaticais com da parte de literatura, não foi muito difícil. Contudo, por pressão da direção da escola fiz o vestibular no ano seguinte para curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia de Guaxupé, em Minas Gerais. Mudei-me para Guaxupé e cursei 02 anos do curso, mas não era exatamente o que queria e desisti. Então voltei para.. Baixe o arquivo para continuar lendo.
Referências
SILVA, Juremir Machado da. Raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no imaginário Social. RJ: Civilização Brasileira, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).