Em defesa da Sociologia na escola e da formação de professores: entrevista realizada com Danyelle Nilin Gonçalves

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. ProfSocio. Pesquisa. Docência.

Resumo

O campo de pesquisa acerca do ensino de Sociologia é um espaço que mobiliza pessoas que reconhecem a Educação Básica como um lugar importante na sociedade brasileira. A entrevistada desta edição de CABECS é uma pesquisadora, docente e militante pela Sociologia escolar. Docente da Universidade Federal do Ceará, Danyelle Nilin Gonçalves é uma referência na produção acadêmica, na organização do Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica e na coordenação nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). Neste diálogo, conhecemos um pouco mais de sua trajetória, concepções e atuações na área.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (UFRGS) e Pós-Doutor em Educação (Universidade de Lisboa). Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Coordenador do PPGPE (2019/2023). Tutor do Grupo PET Conexões de Saberes – Práxis/Licenciaturas (FNDE). Ex-Presidente Nacional da ABECS (2016-2020).

Downloads

Publicado

31-07-2021

Como Citar

Pereira, T. I. (2021). Em defesa da Sociologia na escola e da formação de professores: entrevista realizada com Danyelle Nilin Gonçalves. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 5(1), 138–145. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/333

Edição

Seção

Entrevista

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.