O protagonismo do Ensino de Sociologia na Educação Básica: as inovações didáticas e de pesquisa da UEL com a escola pública. Entrevista realizada com a Profª Drª Ângela Maria de Sousa Lima (UEL).

Autores

  • Lígia Wilhelms Eras Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Sociologia na Educação Básica, Educação Pública,

Resumo

A entrevistada desta edição de CABECS é a Profª Drª Ângela Maria de Sousa Lima que narra a sua trajetória docente e as principais ações e inovações didáticas da UEL, derivadas do modo como o Ensino de Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica assumiu um protagonismo na Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, materializadas em laboratórios de ensino, pesquisa, produção de eventos e livros coletâneas, em uma dinâmica singular de parceria com os professores e professoras das escolas públicas de Londrina e região, na produção de conhecimento contextualizado e diferenciado sobre a educação básica e pública.  

Biografia do Autor

Lígia Wilhelms Eras, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Sociologia (UFPR). Professora Adjunta de Sociologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Referências

ALEGRO, Regina Célia (org.) et al. Representações sociais dos jovens talentos das ciências humanas das escolas do campo de Londrina. Londrina: UEL, 2016. 378p.

ARAÚJO, Angélica Lyra de. (org.) et al. Políticas e práticas educacionais: LENPES e novos talentos Ciências Humanas. Londrina: UEL, 2015. 590p.

CAMPOS, Margarida de Cássia. (org.) et al. Saberes e fazeres do Projeto Novos Talentos Ciências Humanas da UEL. Londrina: UEL, 2015. 406p.

CORRÊA, Cristiano Pinheiro. Múltiplos olhares dos estudantes do ensino médio de Londrina e Rolândia/PR : uma caracterização sociológica. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. PPGSOC. CLCH/UEL. 2016.

FERREIRA, Adriana de Fátima (org.) et al. Relatos e práticas de ensino do PIBID de Ciências Sociais/UEL. Londrina: UEL, 2013. 447p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. As desigualdades e suas múltiplas formas de expressão. Londrina: EDUEL-UEL, 2013. 310p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Diálogos entre as licenciaturas e a educação básica: aproximações e desafios. Londrina: UEL, 2013. 457p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Estágio, formação e trabalho docente: experiências das jornadas /cursos do FOPE/Prodocência. Londrina: UEL, 2014. 566p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Inclusão: debates em diferentes contextos. Londrina: UEL, 2013. 521p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Os estágios nas licenciaturas da UEL. Londrina: UEL, 2013. 270p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Práticas de pesquisa no ensino de Sociologia. Londrina: UEL, 2018.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Práticas e debates na formação de Professores de Sociologia/Ciências Sociais. Londrina: UEL, 2013. 973p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. PRODOCÊNCIA/UEL: ensino e pesquisa na formação de professores. Londrina: UEL, 2013. 399p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima (org.) et al. Sugestões didáticas de ensino de Sociologia. Londrina: UEL, 2012. 470p.

LIMA, Ângela Maria de Sousa Lima; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; REZENDE, Maria José de (org). As persistentes desigualdades brasileiras como temas para o Ensino Médio. Londrina: EDUEL-UEL. 2011, 372p.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus (org.) et al. Experiências e reflexões na formação de professores. Londrina: UEL, 2012. 320p.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus (org.) et al. Práticas e reflexões de metodologias de ensino e pesquisa do Projeto PRODOCÊNCIA da UEL. Londrina: UEL, 2012. 596p.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli (org.) et al. Programa Universidade Sem Fronteiras. Caderno de metodologias de ensino e de pesquisa. Londrina: UEL. SETI-PR, 2009. 453p. Programa Universidade Sem Fronteiras.

Downloads

Publicado

21-01-2021

Edição

Seção

Entrevista