OS(AS) OS(AS) AUTORES(AS) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD-2021 E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Thiago de Jesus Esteves
  • Caio dos Santos Tavares

Resumo

No contexto das alterações curriculares estabelecidas pela Lei nº 13.415/2017, que reformula o ensino médio, e das mudanças no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), este artigo, de cunho exploratório, apresentou e discutiu os perfis do conjunto de autores(as) das obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) aprovadas no PNLD-2021. Observou-se, de forma mais detida, a formação e a atuação acadêmica e docente dos(as) autores(as) graduados(as) em Ciências Sociais, sobretudo suas relações com o ensino de Sociologia. Foi constatado que as obras apresentam conformações diversificadas dos perfis autorais, expondo problemas de “equidade representativa” de profissionais das áreas de conhecimento que compõem a área de ensino de CHSA. Por outro lado, há uma forte relação entre autoria e docência, ainda que não seja no nível para o qual a obra se destina. Os livros didáticos, ao serem considerados como currículos editados, revelam diversos polos de disputas por definição de seus conteúdos, envolvendo agentes como o Estado, as editoras e os(as) autores(as) ‒ foco de atenção deste artigo.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

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Publicado

21-01-2022

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Artigos