OS(AS) OS(AS) AUTORES(AS) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD-2021 E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIOLOGIA ESCOLAR
Resumo
No contexto das alterações curriculares estabelecidas pela Lei nº 13.415/2017, que reformula o ensino médio, e das mudanças no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), este artigo, de cunho exploratório, apresentou e discutiu os perfis do conjunto de autores(as) das obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) aprovadas no PNLD-2021. Observou-se, de forma mais detida, a formação e a atuação acadêmica e docente dos(as) autores(as) graduados(as) em Ciências Sociais, sobretudo suas relações com o ensino de Sociologia. Foi constatado que as obras apresentam conformações diversificadas dos perfis autorais, expondo problemas de “equidade representativa” de profissionais das áreas de conhecimento que compõem a área de ensino de CHSA. Por outro lado, há uma forte relação entre autoria e docência, ainda que não seja no nível para o qual a obra se destina. Os livros didáticos, ao serem considerados como currículos editados, revelam diversos polos de disputas por definição de seus conteúdos, envolvendo agentes como o Estado, as editoras e os(as) autores(as) ‒ foco de atenção deste artigo.
Referências
BENITO, Agustin Escolano. El manual como texto. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 33-50, 2016.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História das edições escolares: momentos significativos dos livros didáticos brasileiros. Comunicação apresentada na mesa-redonda: história das edições e circulação de livros didáticos. Simpósio Internacional do Livro Didático: educação e história. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 471-473, 2004.
BODART, Cristiano das Neves. A construção conceitual e empírica do subcampo ensino de Sociologia. In: BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. O ensino de Sociologia no Brasil. v. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 11-38.
BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Breve balanço do subcampo ensino de Ciências Sociais no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – CABECS, v. 1, n. 1. Jan./jul. 2017.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
MEC. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Guia Digital PNLD 2021. Brasília (DF): Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. p. 115.
MEC. PNLD. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília (DF). Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2020.
MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, Campinas, v. 31, n. 85, p. 359-382, set./dez. 2011.
PINAR, William F. The character of curriculum studies. Bildung, currere, and the recurring of the subject. New York: Palgrave Macmillan, 2011.
PINAR, William F. The primacy of the particular. In: MALEWSKI, E. (Org.), Curriculum Studies Handbook: The Next Moment. New York: Routledge, 2010, p. 143-152.
RALEJO, Adriana Soares. Autoria de livros didáticos: desafios e possibilidades da produção do conhecimento histórico escolar. 2014. 166f. Dissertação (mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didático. Presença pedagógica, v. 2, n. 12, nov. dez, 1996.
TOMAZI, Nelson Dacio. Diálogos com Nelson Dacio Tomazi. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). Diálogos sobre o ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 107-116.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).