O Ensino de Sociologia no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (2023)

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Francialy Clarissa Melo dos Santos Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Vivian Maria da Silva Nascimento Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Grupos de Pesquisa, CNPq

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2023, com foco na inserção do Ensino de Sociologia como tema de investigação, na composição dos pesquisadores e na produção de artigos científicos. A pesquisa, fundamentada na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, busca compreender como o Ensino de Sociologia se configura nesses grupos. Foram identificados 28 grupos que possuem linhas de pesquisa ou palavras-chave relacionadas ao Ensino de Sociologia. Conclui- se que, apesar do crescimento e da consolidação do subcampo de pesquisa sobre o Ensino de Sociologia, ainda são necessários esforços para ampliar a presença do tema em três regiões menos representadas e fomentar colaborações internacionais, fortalecendo a área e seu impacto na produção científica e nas políticas educacionais. Destaca-se a homogeneidade dos pesquisadores em relação ao gênero, com uma produção concentrada em poucos pesquisadores. Além disso, observa-se que o perfil predominante dos pesquisadores é composto por graduados em Ciências Sociais com doutorado em Sociologia ou Ciências Sociais.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Grupos de Pesquisa. CNPq.

Abstract

This article presents an analysis of the research groups registered in the CNPq Directory of Research Groups in 2023, focusing on the inclusion of Sociology Teaching as research topic, the composition of researchers, and the production of scientific articles. The study, based on Pierre Bourdieu's Theory of Fields, seeks to understand how Sociology Teaching is structured within these groups. A total of 28 groups were identified as having research lines or keywords related to Sociology Teaching. The study concludes that, despite the growth and consolidation of the subfield of research on Sociology Teaching, efforts are still needed to expand the presence of this topic in underrepresented regions and to foster international collaborations, thereby strengthening the field and its impact on scientific production and educational policies. The homogeneity of researchers regarding gender is notable, with production concentrated among a few researchers. Furthermore, the predominant profile of researchers consists of individuals holding undergraduate degrees in Social Sciences and doctorates in Sociology or Social Sciences.

Keywords: Sociology Teaching. Research Groups. CNPq.

 

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Francialy Clarissa Melo dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Vivian Maria da Silva Nascimento , Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

Bodart, C. das N., Melo dos Santos, F. C., & da Silva Nascimento , V. M. (2024). O Ensino de Sociologia no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (2023). Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(2), 01–24. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/535

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