A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL:

uma apresentação

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Joana da Costa Macedo
  • Fabio Costa Peixoto

Palavras-chave:

ensino de Ciência Política, Ensino de Sociologia, Sociologia escolar, Ciência Política na escola

Resumo

No Brasil, o ensino de Ciência Política possui pouca visibilidade na educação básica e, consequentemente, é um objeto de pesquisa ainda pouco explorado. Embora esteja no currículo do ensino médio, sua presença se dá de forma imbricada com a Antropologia e a Sociologia no interior da disciplina intitulada “Sociologia”. A formação, em nível de graduação, na área da Ciência Política ocorre no Brasil em dois cursos: Ciência Política e Ciências Sociais. Contudo, são poucos os cursos de Ciência Política ofertados no Brasil, fazendo com que os cientistas políticos advenham dos cursos de Ciências Sociais. A Ciência Política, de forma introdutória, também se faz presente em cursos de graduação das áreas de humanas, especialmente nos bacharelados de Economia, Relações Internacionais, Geografia e Direito. O fato é que a Ciência Política aparece, quase sempre, no interior de outros cursos e disciplinas não especializadas, o que contribui para que a sociedade em geral pouco conheça essa área do conhecimento.

Fora do campo acadêmico, a política costuma ser pensada de forma limitada à política institucional, precisamente à atividade parlamentar, ao voto e aos partidos políticos. Muitas vezes, a política é vista como algo negativo e quase sempre está relacionada a atos de corrupção e desvio de recursos públicos. Esse imaginário é resultado de sua publicização desacertada e restrita aos ambientes (Congresso, Câmaras, Presidência da República) e grupos ou pessoas específicas (militantes de partidos políticos, candidatos e ocupantes de cargos públicos eletivos), fato que colabora para a sua posição secundária na sociedade, já que o entendimento equivocado leva a uma percepção de estar distante do cotidiano.

O desafio do ensino de Ciência Política é valorizar o conhecimento da política, de suas instâncias de poder, dos atores políticos, bem como das teorias políticas clássicas e contemporâneas que os estruturam, de modo a aproximá-los da realidade vivida pelos(as) estudantes. A contribuição pedagógica do ensino de Ciência Política está, precisamente, na sua possibilidade de capacitar os(as) estudantes a uma leitura crítica das relações políticas e seus assuntos correlatos, com o objetivo final de qualificar sua participação na sociedade, de forma ativa e crítica. [ Continue lendo no na versão completa]

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Joana da Costa Macedo

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora de Sociologia pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Fabio Costa Peixoto

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis.

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Publicado

22-01-2023

Como Citar

Bodart, C. das N., da Costa Macedo, J. ., & Costa Peixoto, F. . (2023). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL:: uma apresentação. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 06–22. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/421

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciência Política

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