Ensino de Teoria Política no Ensino Médio: entre a Sociologia e a História

Autores

  • Eduardo João Moro Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Ensino de Ciência Política

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Sociologia e História tendo como eixo integrador elementos da Teoria Política. O projeto vem sendo desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, localizado no oeste de Santa Catarina, reconhecido por receber filhos de agricultores que residem na escola em sistema de internato e desenvolvem suas habilidades nas unidades educativas de produção. No ano de 2017, o diálogo entre as disciplinas se deu por meio dos modelos de Estado modernos (Absolutismo, Liberalismo, Socialismo, Totalitarismo, Estado de Bem-Estar Social e Neoliberalismo), permitindo organizar o conteúdo de maneira lógica, cronológica e abarcando parte significativa das ementas e dos temas comumente exigidos em vestibulares. Em 2018, o processo foi concluído mediante inserção das Constituições brasileiras como outro eixo integrador, capazes de organizar cronologicamente o período histórico entre Brasil Império até os dias atuais e aprofundar aspectos relevantes da Ciência Política presentes em cada uma delas. Paralelamente, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem também passou a ser realizado de forma interdisciplinar, resultando em seminários, debates e eleições simuladas que vêm motivando os estudantes e ganhando visibilidade na instituição. Até o momento, as ações já envolveram cerca de 300 alunos de maneira direta e quase mil em atividades pontuais.

Biografia do Autor

Eduardo João Moro, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia e coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (GEMAF). Tem experiência na área de Sociologia Política e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: formação Política de jovens, ensino de Ciência Política e Sociologia Política e docência no Ensino Médio.

Referências

BRASIL. Ibge. Cidades: Concórdia. 2018. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/concordia/panorama>. Acesso em: 21 set. 2018.

BRASIL. Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. Institucional: Histórico. 2016. Disponível em: <http://concordia.ifc.edu.br/institucional/historico/>. Acesso em: 21 set. 2018.

MOREIRA, Roberto José; LIMA, Eli Napoleão de. Identidade social e natureza: tensões entre saberes na assessoria técnica em assentamentos rurais. In: COSTA, Luiz Flávio de Carvalho; FLEXOR, Georges; SANTOS, Raimundo. Mundo Rural Brasileiro: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. p. 307-323.

Downloads

Publicado

04-09-2019

Como Citar

Moro, E. J. (2019). Ensino de Teoria Política no Ensino Médio: entre a Sociologia e a História. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 13–25. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/153

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.