Ensino de Teoria Política no Ensino Médio: entre a Sociologia e a História
Keywords:
Ensino de Ciência PolíticaAbstract
O objetivo deste artigo é relatar a experiência interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Sociologia e História tendo como eixo integrador elementos da Teoria Política. O projeto vem sendo desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, localizado no oeste de Santa Catarina, reconhecido por receber filhos de agricultores que residem na escola em sistema de internato e desenvolvem suas habilidades nas unidades educativas de produção. No ano de 2017, o diálogo entre as disciplinas se deu por meio dos modelos de Estado modernos (Absolutismo, Liberalismo, Socialismo, Totalitarismo, Estado de Bem-Estar Social e Neoliberalismo), permitindo organizar o conteúdo de maneira lógica, cronológica e abarcando parte significativa das ementas e dos temas comumente exigidos em vestibulares. Em 2018, o processo foi concluído mediante inserção das Constituições brasileiras como outro eixo integrador, capazes de organizar cronologicamente o período histórico entre Brasil Império até os dias atuais e aprofundar aspectos relevantes da Ciência Política presentes em cada uma delas. Paralelamente, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem também passou a ser realizado de forma interdisciplinar, resultando em seminários, debates e eleições simuladas que vêm motivando os estudantes e ganhando visibilidade na instituição. Até o momento, as ações já envolveram cerca de 300 alunos de maneira direta e quase mil em atividades pontuais.
References
BRASIL. Ibge. Cidades: Concórdia. 2018. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/concordia/panorama>. Acesso em: 21 set. 2018.
BRASIL. Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. Institucional: Histórico. 2016. Disponível em: <http://concordia.ifc.edu.br/institucional/historico/>. Acesso em: 21 set. 2018.
MOREIRA, Roberto José; LIMA, Eli Napoleão de. Identidade social e natureza: tensões entre saberes na assessoria técnica em assentamentos rurais. In: COSTA, Luiz Flávio de Carvalho; FLEXOR, Georges; SANTOS, Raimundo. Mundo Rural Brasileiro: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. p. 307-323.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).