OS(AS) OS(AS) AUTORES(AS) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD-2021 E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIOLOGIA ESCOLAR

Autores/as

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Thiago de Jesus Esteves
  • Caio dos Santos Tavares

Resumen

No contexto das alterações curriculares estabelecidas pela Lei nº 13.415/2017, que reformula o ensino médio, e das mudanças no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), este artigo, de cunho exploratório, apresentou e discutiu os perfis do conjunto de autores(as) das obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) aprovadas no PNLD-2021. Observou-se, de forma mais detida, a formação e a atuação acadêmica e docente dos(as) autores(as) graduados(as) em Ciências Sociais, sobretudo suas relações com o ensino de Sociologia. Foi constatado que as obras apresentam conformações diversificadas dos perfis autorais, expondo problemas de “equidade representativa” de profissionais das áreas de conhecimento que compõem a área de ensino de CHSA. Por outro lado, há uma forte relação entre autoria e docência, ainda que não seja no nível para o qual a obra se destina. Os livros didáticos, ao serem considerados como currículos editados, revelam diversos polos de disputas por definição de seus conteúdos, envolvendo agentes como o Estado, as editoras e os(as) autores(as) ‒ foco de atenção deste artigo.

Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Citas

BENITO, Agustin Escolano. El manual como texto. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 33-50, 2016.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História das edições escolares: momentos significativos dos livros didáticos brasileiros. Comunicação apresentada na mesa-redonda: história das edições e circulação de livros didáticos. Simpósio Internacional do Livro Didático: educação e história. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 471-473, 2004.

BODART, Cristiano das Neves. A construção conceitual e empírica do subcampo ensino de Sociologia. In: BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. O ensino de Sociologia no Brasil. v. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 11-38.

BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Breve balanço do subcampo ensino de Ciências Sociais no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – CABECS, v. 1, n. 1. Jan./jul. 2017.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

MEC. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Guia Digital PNLD 2021. Brasília (DF): Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. p. 115.

MEC. PNLD. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília (DF). Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2020.

MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, Campinas, v. 31, n. 85, p. 359-382, set./dez. 2011.

PINAR, William F. The character of curriculum studies. Bildung, currere, and the recurring of the subject. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PINAR, William F. The primacy of the particular. In: MALEWSKI, E. (Org.), Curriculum Studies Handbook: The Next Moment. New York: Routledge, 2010, p. 143-152.

RALEJO, Adriana Soares. Autoria de livros didáticos: desafios e possibilidades da produção do conhecimento histórico escolar. 2014. 166f. Dissertação (mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didático. Presença pedagógica, v. 2, n. 12, nov. dez, 1996.

TOMAZI, Nelson Dacio. Diálogos com Nelson Dacio Tomazi. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). Diálogos sobre o ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 107-116.

Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Bodart, C. das N., de Jesus Esteves, T., & dos Santos Tavares, C. (2022). OS(AS) OS(AS) AUTORES(AS) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD-2021 E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIOLOGIA ESCOLAR. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 5(2), 89–162. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/358

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>