A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL:
uma apresentação
Palabras clave:
ensino de Ciência Política, Ensino de Sociologia, Sociologia escolar, Ciência Política na escolaResumen
No Brasil, o ensino de Ciência Política possui pouca visibilidade na educação básica e, consequentemente, é um objeto de pesquisa ainda pouco explorado. Embora esteja no currículo do ensino médio, sua presença se dá de forma imbricada com a Antropologia e a Sociologia no interior da disciplina intitulada “Sociologia”. A formação, em nível de graduação, na área da Ciência Política ocorre no Brasil em dois cursos: Ciência Política e Ciências Sociais. Contudo, são poucos os cursos de Ciência Política ofertados no Brasil, fazendo com que os cientistas políticos advenham dos cursos de Ciências Sociais. A Ciência Política, de forma introdutória, também se faz presente em cursos de graduação das áreas de humanas, especialmente nos bacharelados de Economia, Relações Internacionais, Geografia e Direito. O fato é que a Ciência Política aparece, quase sempre, no interior de outros cursos e disciplinas não especializadas, o que contribui para que a sociedade em geral pouco conheça essa área do conhecimento.
Fora do campo acadêmico, a política costuma ser pensada de forma limitada à política institucional, precisamente à atividade parlamentar, ao voto e aos partidos políticos. Muitas vezes, a política é vista como algo negativo e quase sempre está relacionada a atos de corrupção e desvio de recursos públicos. Esse imaginário é resultado de sua publicização desacertada e restrita aos ambientes (Congresso, Câmaras, Presidência da República) e grupos ou pessoas específicas (militantes de partidos políticos, candidatos e ocupantes de cargos públicos eletivos), fato que colabora para a sua posição secundária na sociedade, já que o entendimento equivocado leva a uma percepção de estar distante do cotidiano.
O desafio do ensino de Ciência Política é valorizar o conhecimento da política, de suas instâncias de poder, dos atores políticos, bem como das teorias políticas clássicas e contemporâneas que os estruturam, de modo a aproximá-los da realidade vivida pelos(as) estudantes. A contribuição pedagógica do ensino de Ciência Política está, precisamente, na sua possibilidade de capacitar os(as) estudantes a uma leitura crítica das relações políticas e seus assuntos correlatos, com o objetivo final de qualificar sua participação na sociedade, de forma ativa e crítica. [ Continue lendo no na versão completa]
Citas
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. A importância da Sociologia escolar: esclarecimentos necessários em tempo de obscurantismo. In: BODART, Cristiano das Neves; ROGÉRIO, Cristiano das Neves (Orgs.). A importância do ensino das Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020b, pp. 19-47.
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 219-234, 2020a.
BODART, Cristiano das Neves; FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo. Ciência Política para o ensino médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o ensino médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 1, n. 1, 2017.
BODART, Cristiano das Neves; OLIVEIRA, Rafaela Reis de Azevedo. O lugar do ensino de Sociologia no novo currículo de Alagoas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 1, 2022.
BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia; DURÃES, Bruno (Orgs.). On-Abecs: Relatório n. 1. nov. 2020: Reforma do Ensino Médio e o ensino de Sociologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Abecs - Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais, 2021.
BODART, Cristiano das Neves. Ensino de Ciência Política: o que muda nos conteúdos com o novo PNLD? Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, 14(Esp.), 139-160, 2021.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, 2017.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.
CAMPOS, Elizabeth. Ciência Política na educação básica: construção de aprendizagens essenciais significativas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
CIGALES, Marcelo Pinheiro; PAZ, Mateus Paula Leite; SANTOS, Eric Carneiro dos. A escolha dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao PNLD 2021 no Distrito Federal. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no Ensino Médio: pensando a Sociologia para uma formação democrática. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wanderson Luan dos Santos (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019, pp. 85-112.
FEIJÓ, Fernanda. Quando o Parlamento Jovem torna-se parte da aula de Sociologia do ensino médio que visa a Educação Política. In: BODART, Cristiano das Neves. (Org.). O ensino de Sociologia e de Filosofia escolar. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020a, pp. 43-80.
FEIJÓ, Fernanda. O ensino de Política. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020b, pp. 317-320.
GODOI, Rodolfo. Jogos Teatrais para o Ensino de Ciência Política na Educação Básica. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
MACEDO, Joana da Costa. O ensino de ciência política: entre trajetórias e recontextualizações. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
MACEDO, Joana da Costa; MATURANO, Roberson Gonçalves. O ensino de ciência política na educação básica e a educação política como pedagogia para a cultura democrática. Revista Latitude, v. 14, n. 1, p. 50-72, 2020.
MAGALHÃES, Alexander. A Ciência Política na escola básica: uma breve reflexão acerca de seus conteúdos e habilidades no ensino médio. In: BODART, Cristiano das Neves. (Org.). Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. Porto Alegre: Cirkula, 2018, pp. 39-62.
MORAES, Fábio Monteiro. Um livro didático ante a produção dos não livros para o ensino de Sociologia escolar. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
MORO, Eduardo João. A trajetória do “Curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 1, n. 2, 2017. Disponível em: https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/77. Acesso em: 28 dez. 2022.
MORO, Eduardo João. Ensino de Teoria Política no ensino médio: entre a Sociologia e a História. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 3, n. 1, 2019.
OLIVEIRA, Rafaela Reis de Azevedo; BODART, Cristiano das Neves. A Sociologia no novo currículo do ensino médio de Minas Gerais. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 1, 2022.
PEIXOTO, Fábio Costa. Sociologia para crianças e jovens: a proposta de um “Dicionário fácil para coisas difíceis”. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
PEREIRA, Jesus Marmanillo. Ciência Política no Ensino Médio: reconhecimento, diálogos e itinerários da institucionalização de uma área. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, volume 13, p. 75-95, 2015.
RODRIGUES, Thaiana da Silva Rodrigues; ALÉ, Jouan. Ciência Política em jogos: uma proposta didática para o ensino de Sociologia. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
SANTOS, Ana Paula; COELHO, André Luiz; MATTOS, Dellano. As Modalidades de ensino do Projeto de Extensão ‘Ciência Política nas Escolas’. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs), v. 6, n. 2, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristiano das Neves Bodart; Joana da Costa Macedo, Fabio Costa Peixoto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).