OS DEZ ANOS DA ABECS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Walace Ferreira Professor de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Dez anos da ABECS, Reforma do Ensino Médio, Desafios do Ensino de Sociologia

Resumo

2022 é o ano em que a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) comemora seu décimo aniversário. São dez anos em que esta associação, da qual a CABECS faz parte, engaja-se pela promoção do ensino de Ciências Sociais no Brasil, considerando a relevância de suas três áreas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Suas ações têm congregado profissionais que atuam no magistério ou pesquisam sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais em todos os níveis e segmentos: educação básica, graduação e pós-graduação, lato sensu e stricto sensu. [Continue lendo baixando o PDF].

Biografia do Autor

Walace Ferreira, Professor de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), onde é coordenador da equipe de Sociologia e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LEPECS). Na área de pesquisa coordena dois projetos sobre a Sociologia no ENEM, um PIBIC e outro ICJr. No ramo da extensão coordena desde 2017 o projeto "Sociologia, Juventude e Cidadania", que promove debates de temas sociais em colégios da rede estadual do Rio de Janeiro. Ainda na extensão, coordena o projeto "Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (On-ABECS) - Núcleo CAp-UERJ"; Também é integrante de outros dois projetos extensionistas. No âmbito de projetos de ensino, é coordenador do Programa de Residência Pedagógica (Sociologia/UERJ) desde novembro de 2020. É membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais e Educação (GPCSE/ICS/UERJ). Integra a comissão de Formação Docente da Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais (ABECS) Nacional e a gestão da UR-Rio de Janeiro (2020-2022). Sua formação compreende doutorado pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ); mestrado em Sociologia pelo antigo IUPERJ/UCAM; bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela UERJ. Tem sido assíduo em congressos acadêmicos, revisão de periódicos e realiza publicações em revistas especializadas. Suas áreas de interesse são: Formação docente, o papel da licenciatura, ensino de sociologia, currículo e livros didáticos.

Referências

BODART, Cristiano das Neves. O erro de desumanizar a Educação: o desastroso projeto da Reforma do Ensino Médio. Blog Café com Sociologia. Dez. 2021. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/desumanizar-reforma-do-ensino-medio/. Acesso em: 05 set. 2022.

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219-234, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194. Acesso em: 04 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 05 set. 2022.

FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo de serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima. O impacto da BNCC no ensino de Sociologia para o Ensino Médio: o retrocesso mediante as OCN. In: Anais do 45º Encontro Anual da ANPOCS. Brasília, 2021

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

Ferreira, W. (2022). OS DEZ ANOS DA ABECS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 6–14. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/396

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.