Avanços e desafios para o ensino de Sociologia No Brasil - Apresentação do v.01, n.02 de 2017

Autores

Resumo

Nesta segunda edição de 2017, a CABECS reúne pesquisas que têm como foco debater a história da disciplina de sociologia, bem como temas relacionados aos avanços e desafios do ensino de sociologia na educação básica. Cabe destacar que a aprovação da reforma do ensino médio com a Lei 13.415/2017, amplia o debate sobre os desafios contemporâneos da disciplina nesse nível de ensino.

Diante desse desafio é relevante salientar que na última década o ensino das ciências sociais/sociologia ganhou proporções inéditas na história da educação brasileira. Esses avanços ocorreram tanto no campo científico e acadêmico, com a criação de linhas e grupos de pesquisa, mestrados profissionais, quanto no campo da política educacional, com a entrada da sociologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que impactaram a valorização docente e também, de forma ainda pouco estudada, uma certa socialização e rotinização dos conhecimentos sociológicos na escola e em outras instituições em que possam estar circulando tais conhecimentos sociológicos por meio dos livros didáticos.  Continue lendo baixando o arquivo em PDF

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Durante a graduação realizou intercâmbio junto à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atualmente, é doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Núcleo de Estudos da Educação e Juventudes Contemporâneas (NEJUC/UFSC).

Downloads

Publicado

03-02-2018

Como Citar

Cigales, M. P. (2018). Avanços e desafios para o ensino de Sociologia No Brasil - Apresentação do v.01, n.02 de 2017. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(2), 01–04. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/96

Edição

Seção

Apresentação