Avanços e desafios para o ensino de Sociologia No Brasil - Apresentação do v.01, n.02 de 2017
Resumen
Nesta segunda edição de 2017, a CABECS reúne pesquisas que têm como foco debater a história da disciplina de sociologia, bem como temas relacionados aos avanços e desafios do ensino de sociologia na educação básica. Cabe destacar que a aprovação da reforma do ensino médio com a Lei 13.415/2017, amplia o debate sobre os desafios contemporâneos da disciplina nesse nível de ensino.
Diante desse desafio é relevante salientar que na última década o ensino das ciências sociais/sociologia ganhou proporções inéditas na história da educação brasileira. Esses avanços ocorreram tanto no campo científico e acadêmico, com a criação de linhas e grupos de pesquisa, mestrados profissionais, quanto no campo da política educacional, com a entrada da sociologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que impactaram a valorização docente e também, de forma ainda pouco estudada, uma certa socialização e rotinização dos conhecimentos sociológicos na escola e em outras instituições em que possam estar circulando tais conhecimentos sociológicos por meio dos livros didáticos. Continue lendo baixando o arquivo em PDF
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).