Aprendendo no jogar: uma experiência nas aulas de sociologia do ensino médio
Resumo
A presente proposta é uma análise construída a partir da observação de campo oriunda das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, desenvolvido na Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva, localizada no município de Messias-A. O que propomos neste trabalho é uma discussão sobre a importância do jogo como ferramenta didática voltada a tarefa de potencializar a compreensão de conteúdos pelos estudantes num sentido mais dinâmico. Nossa proposta parte daanálises dos diários de classe da disciplina de Sociologia e, constatando que nos 14 (quatorze) anos de funcionamento da escolanenhum professor que passou pela disciplina fez menção ao jogo como ferramenta metodológica nos registros de suas aulas, confeccionamos um jogo de tabuleiro com a pretensão de avaliar a recepção dos estudantes sobre a utilização desta ferramenta nas aulas de Sociologia, além disso, aplicamos um questionário buscando entender como os estudantes perceberam e avaliaram o jogo como ferramenta didática. Os dados coletados mostram que os estudantes jogam no dia a dia e que o uso do jogo na sala de aula é algo de seu interesse, além disso, apontam que o jogo como ferramenta didática os ajudou na absorção dos conteúdos e que gostariam de vivenciar esta experiência mais vezes.
Palavras-chave: Ludicidade; Ensino Médio; Sociologia; Jogo Didático; Metodologia de Ensino.
LEARNING FROM PLAY: AN EXPERIENCE IN SOCIAL TEACHING SOCIOLOGY CLASSES
RESUME
The present proposal is an analysis built from the field observation derived from the experiences lived in the Supervised Internship in Social Sciences of the Federal University of Alagoas - UFAL, developed at the State School Professor Judith Nascimento da Silva, located in the city of Messias-A. What we propose in this paper is a discussion about the importance of the game as a didactic tool focused on the task of enhancing the comprehension of the contents by the students in a more dynamic sense. Our proposal comes from the analysis of the class diaries of the discipline of Sociology and, noting that in the 14 (fourteen) years of operation of the school no teacher who passed the discipline mentioned the game as a methodological tool in the records of his classes, we made a game of board with the intention of evaluating the reception of students about the use of this tool in sociology classes, in addition, we applied a questionnaire seeking to understand how students perceived and evaluated the game as a didactic tool. The data collected show that students play on a daily basis and that the use of the game in the classroom is something of interest to them. Moreover, they point out that the game as a didactic tool helped them to absorb the content and would like to experience it. experience more often.
Keywords: Ludicity; High school; Sociology; Didactic game; Teaching Methodology.
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