A formação de professores primários e as disputas ideológicas em manuais escolares de Sociologia da Educação (193O-1950)
Palabras clave:
Educação. Formação de Professores. Manuais escolares. Sociologia da Educação.Resumen
Este artigo realiza uma pesquisa histórica, exploratória e descritiva na busca por evidenciar de que maneira a Sociologia da Educação, de vertente católica e laica, esteve presente no contexto de formação de professores do ensino primário nos anos de 1930 a 1950 e, consequentemente, influenciando no projeto de Educação para o país. Para tanto, foram realizadas análises de manuais escolares de Sociologia da Educação, currículos escolares e parte da legislação educacional do período de 1930 a 1950. Dentre os achados, destacamos os discursos presentes no interior dos currículos das Escolas Normais e dos cursos de Pedagogia, o que se concretizou por meio dos manuais escolares de Sociologia da Educação, nos quais identifica-se disputas ideológicas de duas intelligentsiada época: intelectuais católicos e intelectuais laicos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Formação de Professores. Manuais escolares. Sociologia da Educação.
ABSTRACT
This paper conducts a historical, exploratory and descriptive research in order to show how the Catholic and secular Sociology of Education was present in the context of the formation of primary school teachers from 1930 to 1950 and, consequently, influencing in the Education for the country project. To this end, analyzes were made of educational sociology textbooks, school curricula and part of the educational legislation from 1930 to 1950. Among the findings, we highlight the speeches present within the curricula of the Normal Schools and the Pedagogy courses. This materialized through the textbooks of Sociology of Education, which identifies the ideological disputes of two intelligentsia of the time: Catholic intellectuals and secular intellectuals.
KEYWORDS:Education. Teacher training. School manuals. Sociology of Education.
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