ENSINAR E APENDER SOBRE A POLÍTICA DO BRASIL
usos de metodologias ativas para o ensino de Sociologia no Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Metodologias Ativas, Projetos de Aprendizagem, GamificaçãoResumo
O presente relato de experiência docente tem por objetivo apresentar os procedimentos metodológicos e didático-pedagógicos utilizados durante as aulas de Sociologia para o desenvolvimento de aprendizagens em torno da temática “Política e Democracia no Brasil”. Esta temática é desenvolvida a partir do projeto de aprendizagem baseado em fenômenos intitulado “O que você aprendeu sobre a política do Brasil?”, desenvolvido com estudantes das turmas de 2ª série do Ensino Médio entre os anos de 2019 e 2022 em uma instituição de educação privada da Rede La Salle, no município de Canoas, no Rio Grande do Sul. Foram utilizadas diferentes estratégias de metodologias ativas, tais como produção de acróstico, análise de vídeos, sala de aula invertida, desenvolvimento de uma live no YouTube e gamificação. A realização de todas as etapas do projeto possibilita aos estudantes as experiências de autonomia e protagonismo para a organização de seus estudos e assim, a verificação da construção de suas aprendizagens. O projeto já foi realizado em formato presencial, híbrido e totalmente remoto (em decorrência da crise sanitária de COVID-19), fatos que evidenciam a possibilidade de ser replicado em diferentes contextos sociais e educacionais.
Referências
CAPRARA, Bernardo Mattes. As sociologias na escola: por uma razão cosmopolita. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Porto Alegre: Anais do 17o Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.
CHAGAS, Wagner dos Santos. Metodologias para o ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Canoas: Universidade La Salle, 1ª ed, 2021, Atualização: 2022.
HIATO. Direção de Vladimir Seixas. Roteiro: Vladimir Seixas; Maria Socorro e Silva. 2007. (20 min.), son., color.
IANNI, Octávio. O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º graus. Cadernos Cedes, [S.L.], v. 31, n. 85, p. 327-339, dez. 2011. FapUNIFESP (SciELO).
KERN, Eduarda Bonora; CAPRARA, Bernardo Mattes; BARROS, Rafael D’Avila. Construindo mediação didática no ensino fundamental: uma análise de atividades de sociologia de 6º a 9º ano. Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica... Campina Grande: Realize Editora, 2023.
MORAES, Amaury Cesar. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉ- DIO (OCEM),: o ensino de sociologia e as:. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café Com Sociologia, 2020. p. 269-264.
OLIVEIRA, Amurabi. O campo do ensino de Sociologia no Brasil:uma análise de seu processo de autonomização. Cadernos daAssociação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.7,n. 1, p.78-101, 2023.
PARMIGIANI, J.; DOMBROWSKI, O. O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 40, p. 193–210, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i40.10054.
PEREIRA, Alysson Cipriano; CAES, Valdinei. A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: a diferença da carga horária semanal no Paraná e no Mato Grosso. In: BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel (org.). O Ensino de Sociologia no Brasil. Maceió: Editora Café Com Sociologia, 2019. Cap. 2. p. 39-58. (Série Ensino de Sociologia, v. 2).
REDE LA SALLE. Matriz Curricular para as Competências: Ensino Médio. 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, [S.L.], n. 63, p. 237-280, 1 out. 2002.
SCHEVISBISKI, Renata Schlumberger; SANTOS, André Rocha. Ensino de Política no Ensino Médio? Conteúdos, metodologias e recursos didáticos na disciplina de sociologia. In: CARUSO, Haydée; SANTOS, Mário Bispo dos (org.). RUMOS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: eneseb2017, reformas, resistências e experiências de ensino. Porto Alegre: Cirkula, 2019. p. 199-208.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael D'Avila Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).