A CENTRALIDADE DO CAMPO DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA BRASILEIRO

notas para um debate crítico

Autores/as

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. https://orcid.org/0000-0002-5558-7836

Palabras clave:

Congresso Nacional da Abecs, Campo, Centro e Periferia, Ensino de Ciências Sociais/Sociologia

Resumen

A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), no ano que completa dez anos de sua fundação, realizou o seu V Congresso Nacional. Um espaço potente de encontro epistemológico, metodológico, político e afetivo. O evento nacional retornou ao nordeste com uma programação densa e fomentadora de debates e novas sínteses na construção do campo do ensino de Ciências Sociais brasileiro. Este texto, em formato ensaístico, reflete sobre os lugares simbólicos da comunidade docente da área, problematizando a atribuição do caráter periférico ao nosso “que-fazer”. Inspirado em A estética do frio, de Vitor Ramil, sugere-se que o campo do ensino de Ciências Sociais/Sociologia não seria periférico, mas estaria no centro de uma outra história.

Biografía del autor/a

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (2014) e Mestre (2007) em Educação, Licenciado (2004) e Bacharel (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2018) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto III da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis/Licenciaturas) - Bolsista FNDE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). Coordenador do PPGPE/UFFS (2019/2023). Presidente nacional da ABECS (2016-2020).

Citas

AMORIM, Sayonara Leal; CIGALES, Marcelo (Orgs.). Temáticas do ensino de sociologia na escola brasileira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

ANTUNES, Ricardo. Capitalismo pandêmico. São Paulo: Boitempo, 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Para que serve a sociologia? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

BEZERRA, Rafael Ginane; ROMKO, Igor Guilherme. Sociologia e literatura: reflexão e prática sobre o uso da ficção no ensino de sociologia. Revista Urutágua - Revista Acadêmica Multidisciplinar, n. 35, p. 163-179, dez./mai, 2016.

BODART, Cristiano da Neves. Usos de canções no ensino de sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

BODART, Cristiano da Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Breve balanço do subcampo “ensino de Ciências Sociais” no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS), vol. 1, n. 1, p. 01-10, jan./jun. 2017.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 46-81.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, Paulo. O professor universitário como educador. Estudos universitários, n. 1, p. 45-47, 1962.

MARTINS, José de Souza. Uma sociologia da vida cotidiana: ensaios na perspectiva de Florestan Fernandes, de Wright Mills e de Henri Lefebvre. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTINS, José de Souza. A sociologia como aventura. São Paulo: Contexto, 2013.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MOCELIN, Daniel Gustavo. Campo. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020a, p. 57-62.

MOCELIN, Daniel Gustavo. Subcampo. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020b, p. 397-401.

OLIVEIRA, Amurabi; ENGERROFF, Ana Martina Baron; SILVA, Camila Ferreira da; SANTOS, Beatriz Melchioretto Claudino dos. A trajetória da ciência política no Brasil e a sua autonomização: uma análise a partir dos programas de pós-graduação. Pro-Posições, v. 32, p. E20190059, 2021.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Sociologia escolar e associações científicas: a ABECS como estratégia de luta. Revista Eletrônica Interações Sociais, vol. 1, n. 2, p. 18-29, set./dez. 2017a.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Jogo de palavras: futebol, literatura e pensamento social no ensino de sociologia. Revista Educação e Linguagens, v. 6, n. 10, p. 232-246, jan./jun. 2017b.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Aprender e ensinar com Paulo Freire: por uma escola emancipatória. Porto Alegre: CirKula, 2015.

RAMIL, Vitor. A estética do frio. Lisboa: Cadernos Ultramares/Oca Editorial, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. Coimbra: CES, Almedina, 2009.

SILVA, Laércio Yudi Watanabe; WHITACHER, Arthur Magon. Centro, centralidade e o par centro-periferia: a distribuição espacial de estabelecimentos de ensino e estabelecimentos de saúde em Presidente Prudente/SP, Brasil, a partir da metodologia CNEFE-CNAE. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, vol. 19, n. 13, p. 225-248, 2021.

SOUZA, Leigh Maria de. O conceito de habitus e campo: princípios que sustentam o ethos docente da educação profissional agrícola. Anais do II Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2013.

Publicado

2023-01-22

Cómo citar

Pereira, T. I. (2023). A CENTRALIDADE DO CAMPO DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA BRASILEIRO: notas para um debate crítico. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 155–175. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/401

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.