O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS:

há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?

Autores

  • Celeste Silvia vuap M'mende Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Currículo. BNCC. Intencionalidades educativas. Ensino de Sociologia

Resumo

Este trabalho, considerando o ensino de Sociologia escolar, visa analisar os objetivos educacionais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, à luz de uma proposta educativa que se volte à dimensão educacional “político-cultural” e tenha uma intenção educativa “prática-emancipatória”. Para isso, adota-se a perspectiva das dimensões intencionais de ensino desenvolvidas, inicialmente, por Castanho e Castanho (1996) e Castanho (2006), e retomada por Bodart (2020) para pensar o ensino de Sociologia; abordagem que considera as dimensões ontológicas do homem e da mulher e que visa uma educação praxiológica emancipatória. Trata-se de uma análise das potencialidades e limitações do principal documento que orienta a produção dos currículos estaduais brasileiros. Foi observado, em síntese, que a BNCC traz poucas competências que orientem a produção de um currículo voltado a uma educação praxiológica de dimensão político-cultural, importante para a emancipação; o que pode ter impactos negativos para a qualificação do ensino de Sociologia. 

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

vuap M’mende, C. S. . (2022). O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS: : há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 105–122. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/374

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Artigos

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