O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS:
há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?
Palabras clave:
Currículo. BNCC. Intencionalidades educativas. Ensino de SociologiaResumen
Este trabalho, considerando o ensino de Sociologia escolar, visa analisar os objetivos educacionais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, à luz de uma proposta educativa que se volte à dimensão educacional “político-cultural” e tenha uma intenção educativa “prática-emancipatória”. Para isso, adota-se a perspectiva das dimensões intencionais de ensino desenvolvidas, inicialmente, por Castanho e Castanho (1996) e Castanho (2006), e retomada por Bodart (2020) para pensar o ensino de Sociologia; abordagem que considera as dimensões ontológicas do homem e da mulher e que visa uma educação praxiológica emancipatória. Trata-se de uma análise das potencialidades e limitações do principal documento que orienta a produção dos currículos estaduais brasileiros. Foi observado, em síntese, que a BNCC traz poucas competências que orientem a produção de um currículo voltado a uma educação praxiológica de dimensão político-cultural, importante para a emancipação; o que pode ter impactos negativos para a qualificação do ensino de Sociologia.
Citas
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