O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS:
há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?
Keywords:
Currículo. BNCC. Intencionalidades educativas. Ensino de SociologiaAbstract
Este trabalho, considerando o ensino de Sociologia escolar, visa analisar os objetivos educacionais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, à luz de uma proposta educativa que se volte à dimensão educacional “político-cultural” e tenha uma intenção educativa “prática-emancipatória”. Para isso, adota-se a perspectiva das dimensões intencionais de ensino desenvolvidas, inicialmente, por Castanho e Castanho (1996) e Castanho (2006), e retomada por Bodart (2020) para pensar o ensino de Sociologia; abordagem que considera as dimensões ontológicas do homem e da mulher e que visa uma educação praxiológica emancipatória. Trata-se de uma análise das potencialidades e limitações do principal documento que orienta a produção dos currículos estaduais brasileiros. Foi observado, em síntese, que a BNCC traz poucas competências que orientem a produção de um currículo voltado a uma educação praxiológica de dimensão político-cultural, importante para a emancipação; o que pode ter impactos negativos para a qualificação do ensino de Sociologia.
References
ALMEIDA. Natália Regina de Educação para além da formação do trabalhador alienado 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/15.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. As Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 219- 234, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194/30973. Acesso em: 28 fev. 2021.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia e a BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e intencionalidades educativas na e para além das competências. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 131-153, 2020. Disponível em:
https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298/198. Acesso em: 28 fev. 2021.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CASTANHO, Maria Eugênia; CASTANHO, Sérgio Eduardo. Montes. Revisitando os objetivos da educação. In: VEIGA, Ilma P. Alencastro (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 13ª ed. Campinas: Papirus, 1996, p. 53-76.
CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, Ilma P. (Org.). Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 35-66.
FREIRE. Paulo. Cartas à Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 3ª ed. Revista Paz e Terra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FORTUNA. Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. 2015. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056. Acesso em: 08 maio 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a Contribuição de Vasili Davydov. 2016. Disponível em: https: //www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.
MÉSZÁROS. Istévans. Educação para além do capital. 2005. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Celeste Silvia vuap M'mende
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).