A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição.
  • Gleison Maia Lopes Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Palavras-chave:

Ciência Política. Proposta Curricular. Ensino Médio. Conteúdo Escolar. Temas clássicos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a presença dos conteúdos de Ciência Política nas propostas curriculares de Sociologia do Ensino Médio, tomando como objeto de análise as propostas dos estados da federação. Tal análise busca identificar, dentre outras questões, quais temáticas comuns à Ciência Política são normalmente sugeridas nas propostas curriculares e em quais séries deveriam ser abordadas pelos professores de Sociologia. Dentre as observações realizadas, destacamos que os temas recorrentes da Ciência Política mais presentes nas propostas curriculares de Sociologia são cidadania, movimentos sociais, Estado, democracia e poder. Ainda que tais temáticas estejam presentes em todo o Ensino Médio, nota-se uma maior intensidade no último ano.

The present article has as its objective an analysis of the presence of Political Science content in the curricular proposals of High School Sociology, taking as object of analysis the proposals of the states of the federation. This analysis seeks to identify, among other issues, which common themes are Political Science topics are commonly suggested in the curricular proposals and in which grades they should be addressed by Sociology teachers. Among the observations made, we point out that the common themes of Political Science most present in the curricular proposals of Sociology are "citizenship", "social movements", "State", "democracy, and "power". Even though such themes are present throughout High School, their presence will occur with greater intensity in the last year.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Gleison Maia Lopes, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Referências

ALONSO, Angela. As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate. Lua Nova, São Paulo, 76: 49-86, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ln/n76/n76a03.pdf> Acesso em: 10, mai. 2017.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Um Raio-X do professor de sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia: Pernambuco, v. 2, nº 22, 2016. Disponível em: < http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/591> Acesso em: 20, maio. 2016.

BRASIL. MEC, Ministério da Educação e Cultura. Organização Curricular Nacional-Sociologia. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf> Acesso em: Mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União. Brasília, nº 248, 23/12/1996. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para o Ensino Médio. Brasília, 2000a. Disponível e: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 02, dez. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2000b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf . Acesso em: 10, jan. 2017.

BRASIL. Projeto de Lei Federal nº 1641/2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. Brasília, 2003. Disponível em:< http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=127294> Acesso em: 02, dez. 2016.

BRASIL. Projeto de Lei Federal nº 7746/2010. Dispõe sobre a obrigatoriedade da disciplina de Ciência Política no Ensino Médio. Brasília, 2010. Disponível em:< http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=793061&filename=Tramitacao-PL+7746/2010.> Acesso em: 02, dez. 2016.

GIGLIO, Adriano. A sociologia na Escola Secundária: uma questão das Ciências no Brasil " anos 40 e 50. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, IUPERJ, 1999.

MAGALHÃES, Alexandre Soares. Para além dos conceitos: pensando práticas e métodos de ensino de Ciência Política no Ensino Médio. 8º Encontro da ABCP, Gramado, 2012.

MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 359-382, set.-dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/04v31n85.pdf> Acesso em: 20, mai. 2017.

MORAES, Lívia Bocalon Pires de. Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico. Revista Café com Sociologia. V.4, nº3, 2015.

OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de Sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Espaço do currículo, v.6, n.2, p.355-366, mai./ago. 2013. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/15308> Acesso em: 10, mar. 2017.

RÊSES, Erlando da Silva. ...E com a palavra: os alunos. Estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio. Dissertação de Mestrado. Brasília, UnB, (março) 2004.

SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia no contexto das reformas do Ensino Médio. In: ___ CARVALHO, L. M. G. (Org.) Sociologia e Ensino em debate. Experiências e Discussões de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p.131-180.

SANTOS, Mário Bispo dos. Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de Sociologia: em busca de um mapa comum. Percursos. Florianópolis, v.13, n.1, pp.40-59, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2439/2066> Acessado em: 20, jan. 2017.

SARANDY, Flávio. Propostas Curriculares em Sociologia. Inter-legere, s/v, n. 9, p. 61-84, 2011.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury César (org.). Sociologia: ensino médio. Coleção Explorando o Ensino, v. 15. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

VILLAS BÔAS, Gláucia (Org). A importância de dizer não e outros ensaios sobre a recepção da Sociologia em escolas cariocas, Série Iniciação Científica, n. 8, 1998, pesquisa desenvolvida como parte das atividades do Núcleo de Pesquisas de Sociologia da Cultura (UFRJ).

CHEVALLARD, Yves. La transpostion didactique: du savoir savant au savoir enseigné. La Pensée Sauvage Éditions: Grenoble, 1991.

ALVES, Eva Maria Siqueira; COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura. Aspectos Históricos da cadeira de Sociologia nos Estudos Secundários (1892-1925). Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 31-51, 2006.

MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, abr., 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v15n1/v15n1a01.pdf> Acessado em: jun. 2017.

SOUZA, Agnes Cruz de. A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Araraquara, 2017.

AZEVEDO, Fernando de. Princípios de Sociologia: pequena introdução ao estudo de sociologia geral. 11a edição. São Paulo: Duas Cidades, 1973.

BODART, Cristiano das Neves. Fragmentos de Sociologia pré-acadêmica no ensino normalista de 1935. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, volume 13, p. 30-51, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/viewFile/1980-3532.2015n13p30/32241> Acesso em: Jun. 2017.

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. Ensinar sociologia: análise de recursos do ensino da escola média. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. 2007.

Downloads

Publicado

22-07-2017

Como Citar

Bodart, C. das N., & Lopes, G. M. (2017). A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 131–152. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/36

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.