Prática como componente curricular na formação docente para o ensino de Ciências Sociais: um olhar sobre a proposta da UNIFAL-MG

Autores

  • Elias Evangelista Gomes Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Sociologia, Prática Pedagógica, Reforma curricular,

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a prática como componente curricular no contexto da formação docente para o ensino de Ciências Sociais na Educação Básica. Embora o debate sobre a prática de ensino esteja em expansão nos estudos sobre a Sociologia escolar, conforme as diretrizes nacionais e as suas interpretações normativas da formação de professores no Brasil, prática de ensino e prática como componente curricular são definições distintas. Visando estimular as reflexões da área de ensino de Ciências Sociais, bem como futuras comparações entre modelos de implementação da prática como componente curricular, aborda-se como dado empírico o modelo adotado pelo Curso de Ciências Sociais - Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Assim, a partir da análise de documentos nacionais e locais, debates teóricos da educação e do ensino e informações sobre o curso e a sua reforma curricular, conclui-se que as condições de possibilidade presentes na instituição permitiram chegar a um modelo que articula prática e teoria, a construção da identidade docente e a integração com a Educação Básica desde o primeiro semestre da graduação. Contudo, ainda existem alguns desafios na implementação da prática, tanto no âmbito específico do ensino de Ciências Sociais como das demais disciplinas que contam com carga horária de prática. 

 

Palavras chaves:Formação de Professores. Ensino de Sociologia. Prática Pedagógica. Reforma curricular.

 

Practice as a curriculum component in teacher training for social science education

 

Abstract

This article aims to discuss the practice as a curricular component in the context of teacher education for the teaching of Social Sciences in Basic Education. Although the debate on teaching practice is expanding in studies about school Sociology, according to national guidelines and their normative interpretations of teacher education in Brazil, teaching practice and practice as a curriculum component are distinct definitions. Aiming to stimulate reflections in the area of social science education, as well as future comparisons between models of practice implementation as a curricular component, It is approached as empirical data the model adopted by the Social Sciences Course - Degree of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG). Thus, from the analysis of national and local documents, theoretical debates of education and teaching and information about the course and its curriculum reform, it can be concluded that the conditions of possibility present in the institution allowed us to arrive at a model that articulates practice and theory, the construction of teacher identity and integration with Basic Education since the first semester of undergraduate. However, there are still some challenges in the implementation of the practice, both in the specific scope of Social Science teaching and other disciplines that have practice hours.

 

Keywords: Teacher training. Sociology teaching. Pedagogical practice. Curriculum Reform.

 

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Utiliza-se como referência as oficinas pedagógicas ofertadas no V e VI Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica realizados, respectivamente, na Universidade de Brasília (2017) e na Universidade Federal de Santa Catarina aprendizagens diferenciadas na (2019) e no VI Encontro Estadual de Ensino de Sociologia do Rio de Janeiro, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

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Publicado

07-01-2020

Como Citar

Gomes, E. E. (2020). Prática como componente curricular na formação docente para o ensino de Ciências Sociais: um olhar sobre a proposta da UNIFAL-MG. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(2), 73–94. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/190

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