COMO O NAZISMO É ENSINADO AOS JOVENS DO SÉCULO XXI?

Análise curricular comparativa através de livros didáticos brasileiros e franceses

Autores/as

  • Julia Polessa Maçaira Departamento de didática da Faculdade de Educação da UFRJ https://orcid.org/0000-0003-4272-2645
  • Joyce Louback Lourenço UFRJ - Professora Adjunta
  • Milena Mendes Salles UFRJ - Aluna do Bacharelado de Ciências Sociais

Palabras clave:

Livros didáticos. Diretrizes. Nazismo. Brasil. França

Resumen

Este estudo investiga o tratamento do nazismo nas diretrizes curriculares e livros didáticos do Brasil e da França. A pesquisa compara o ensino sobre o nazismo no Cycle 4, conhecido como Cycle des Approfondissements (equivalente ao 9º ano do Ensino Fundamental II no Brasil), e na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio brasileiro. Para isso, utiliza os livros didáticos “Histoire et Géographie”, da Hachette Éducation (Plaza et al, 2021), e o volume “Conflitos e Desigualdades”, da coleção Moderna Plus (Braick et al, 2020). Por meio de uma abordagem comparativa, o estudo analisa como o conteúdo curricular sobre o nazismo é adaptado e recontextualizado em ambos os países, considerando as reformas educacionais que influenciam a organização curricular e o desenvolvimento de materiais didáticos.

 

 

This study examines how Nazism is addressed in brazilian and french curricular guidelines and textbooks. The research compares the teaching of Nazism in Cycle 4, known as Cycle des Approfondissements (equivalent to the 9th grade of Middle School in Brazil), and within the Humanities and Applied Social Sciences area of Brazil’s New High School curriculum. To this end, it analyzes the textbooks “Histoire et Géographie”, by Hachette Éducation (Plaza et al, 2021), and the volume “Conflitos e Desigualdades” from the Moderna Plus collection (Braick et al, 2020). Through a comparative approach, the study explores how the curricular content on Nazism is adapted and recontextualized in both countries, taking into account educational reforms that influence curricular organization and the development of instructional materials.

Biografía del autor/a

Julia Polessa Maçaira, Departamento de didática da Faculdade de Educação da UFRJ

Socióloga, coordenadora do LabES UFRJ e do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB UFRJ Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ

Citas

ALFANO, Bruno. Depois de aula com material do MBL, rede estadual de SP usa Brasil Paralelo como material pedagógico. O Globo, Rio de Janeiro, 6 maio 2024.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRAICK, Patrícia Ramos et al. Moderna Plus Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Conflitos e Desigualdades. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - 3ª versão. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL DE FATO. CNDH ouvirá vítimas e autoridades sobre neonazismo no Rio. Brasil de Fato, 25 jun. 2024.

CALDEIRA NETO, Odilon. Memória e justiça: o negacionismo e a falsificação da história. Antíteses, Londrina, v. 2, n. 4, p. 1097-1123, jul./dez. 2009.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

CHATEL, Elisabeth et al. Enseigner les Sciences Économiques et Sociales: le projet et son histoire. Paris: INRP, 1990.

GONÇALVES, Leandro Pereira; CALDEIRA NETO, Odilon; ANDRADE, Guilherme Ignácio Franco de. Neonazismo e Transição Democrática: a experiência brasileira. Anuário IEHS, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 221-240, 2017.

MAÇAIRA, Julia Polessa. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017. 314 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), Rio de Janeiro, 2017.

MACHADO, Celso de Souza. O Ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, v. 13, n. 1, p. 115-142, 1987.

MARTINACHE, Igor. O lugar da sociologia no ensino secundário francês: um objeto privilegiado para análise sociológica. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 11–35, 2021.

MARTINS, Rogéria da Silva; FRAGA, Paulo Cesar Pontos. Ensino de sociologia na França, Portugal e Brasil – uma perspectiva comparada diante das idiossincrasias da reforma do Ensino Médio brasileiro. Latitude, Maceió, v.15, edição especial, p. 161-188, 2021.

MORAES, Amaury César. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Caderno Cedes, Campinas, v. 31, n. 85, p. 359-382, set./dez. 2011.

OBSERVATÓRIO JUDAICO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. Relatório de eventos antissemitas e correlatos no Brasil: 01/07/2022 a 31/12/2022. [s.l.: s.n.], 2023.

PLAZA, Nathalie et al. Histoire et Géographie-EMC cycle 4 / 3e. Éd. 2021. Paris: Hachette Éducation, 2021.

RODRIGUES, Tulio Magalhães. A razão da conveniência na construção histórica: o Brasil Paralelo e o Golpe de 1964. Revista Café com Sociologia, v. 11, p. 1-17, jan./dez. 2022.

SANTOS, Mario Bispo dos. A sociologia no contexto das reformas do Ensino Médio. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiência e discussão de sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2013.

SOLOMON, Joseph; BOCCHETTI, André; MAÇAIRA, Julia Polessa. Entrevista com Basil Bernstein. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1825-1843, set./dez. 2021.

VIGOUR, Cécile. La Comparaison dans les sciences sociales-Pratiques et méthodes. Paris:

Editions La Découverte, Guides Repères, 2005.

Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Maçaira, J. P., Louback Lourenço , J., & Salles, M. M. (2025). COMO O NAZISMO É ENSINADO AOS JOVENS DO SÉCULO XXI? : Análise curricular comparativa através de livros didáticos brasileiros e franceses. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 9(1), 01–20. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/530

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.