COMO O NAZISMO É ENSINADO AOS JOVENS DO SÉCULO XXI?
Análise curricular comparativa através de livros didáticos brasileiros e franceses
Palabras clave:
Livros didáticos. Diretrizes. Nazismo. Brasil. FrançaResumen
Este estudo investiga o tratamento do nazismo nas diretrizes curriculares e livros didáticos do Brasil e da França. A pesquisa compara o ensino sobre o nazismo no Cycle 4, conhecido como Cycle des Approfondissements (equivalente ao 9º ano do Ensino Fundamental II no Brasil), e na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio brasileiro. Para isso, utiliza os livros didáticos “Histoire et Géographie”, da Hachette Éducation (Plaza et al, 2021), e o volume “Conflitos e Desigualdades”, da coleção Moderna Plus (Braick et al, 2020). Por meio de uma abordagem comparativa, o estudo analisa como o conteúdo curricular sobre o nazismo é adaptado e recontextualizado em ambos os países, considerando as reformas educacionais que influenciam a organização curricular e o desenvolvimento de materiais didáticos.
This study examines how Nazism is addressed in brazilian and french curricular guidelines and textbooks. The research compares the teaching of Nazism in Cycle 4, known as Cycle des Approfondissements (equivalent to the 9th grade of Middle School in Brazil), and within the Humanities and Applied Social Sciences area of Brazil’s New High School curriculum. To this end, it analyzes the textbooks “Histoire et Géographie”, by Hachette Éducation (Plaza et al, 2021), and the volume “Conflitos e Desigualdades” from the Moderna Plus collection (Braick et al, 2020). Through a comparative approach, the study explores how the curricular content on Nazism is adapted and recontextualized in both countries, taking into account educational reforms that influence curricular organization and the development of instructional materials.
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