A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD 2021, NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Mateus Paula Leite Paz UnB - PPGSOL
  • Éric Carneiro dos Santos Universidade de Brasília - Departamento de Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia
  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade de Brasília - Departamento de Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Currículo, PNLD, Ensino de Sociologia, Distrito Federal

Resumo

Este artigo analisa os três livros didáticos mais escolhidos pelas escolas públicas do Distrito Federal. Recorreu-se ao Guia do PNLD 2021 no site do FUNDEB e, a partir dos 94 registros de escolha encontrados, foram sistematizados dados sobre as seleção de obras didáticas da área de CHSA. Foram analisados e apresentados dados baseados nas variáveis pertinentes à autoria, titulação dos autores e estrutura temática desses livros. Consideram-se os livros didáticos de CHSA como esforços sistematizadores e seletores de conteúdos. Neste sentido, o PNLD é visto como um dispositivo de indução e efetivação da Reforma do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, compreende-se que as práticas e interesses de outras categorias de agentes como o mercado editorial e os docentes, condicionam a seleção e utilização desses conteúdos. Ainda, partindo das categorias "classificação” e "enquadramento" da Teoria do Dispositivo Pedagógico de Basil Bernstein problematiza-se a presença da Sociologia após a reestruturação do PNLD. Conclui-se que, apesar da fragilidade da disciplina a partir da reforma do ensino médio e das mudanças no PNLD, esta política de avaliação e distribuição do livro didático ainda figura como espaço privilegiado da disputa curricular pela presença dos conteúdos e do ensino de Sociologia.



Biografia do Autor

Éric Carneiro dos Santos, Universidade de Brasília - Departamento de Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGSOL) da Universidade de Brasília (UnB), vinculado à linha de pesquisa em Educação, Ciência e Tecnologia. Desde 2020, é pesquisador do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez do Departamento de Sociologia da UnB. Entre os interesses de pesquisa se incluem: a) ensino de sociologia e sua história; teoria sociológica (clássica e contemporânea); sociologia da educação; pensamento social brasileiro; sociogênese e psicogênese da Sociologia no Brasil; projetos de sociedade e processos civilizadores; emoções e educação; b) currículo escolar; discursividades, textualidades e materialidades de ideários sociais no livro didático; interdisciplinaridade nas ciências humanas; projeto de vida e itinerários formativos; metodologias de ensino das ciências humanas; c) identidade profissional e saberes docentes; desigualdades e desempenhos escolares; d) políticas públicas educacionais; reformas educacionais e gestão da educação básica, Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela UnB (2002). Habilitado na área de Antropologia, com experiência em Antropologia Urbana. Foi bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasilia NEPEM / CEAM / UnB, pesquisando as temáticas Violência, Gênero e Segurança Pública. Professor de Sociologia efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2001. Atua como gestor técnico e pedagógico das políticas públicas educacionais para o Ensino Médio na SEEDF. Foi coordenador e redator da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas durante a elaboração do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília - Departamento de Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

22-01-2023

Como Citar

Paula Leite Paz, M., Carneiro dos Santos, Éric ., & Pinheiro Cigales, M. (2023). A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD 2021, NO DISTRITO FEDERAL. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 176–198. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/408

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