APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021

Autores

  • Katiuscia Antunes UFJF
  • Gustavo de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thais de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Sociologia, Livros Didáticos, PNLD, Currículo

Resumo

Este trabalho visa analisar o livro didático "Desigualdade e Poder", produzido pela editora Scipione, em articulação ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise segue os pressupostos teórico-metodológicos de Meucci (2014; 2020), apoiada na Sistematização, Institucionalização e Rotinização. A discussão perpassa as dimensões legais, estéticas e estilísticas, econômicas, sociais e políticas da obra. Aborda-se a relação entre Estado, editoras e mercado, o perfil dos autores, técnicas de exposição didática e tendências metodológicas e o destaque ou apagamento de áreas de conhecimento. Ressaltam-se ainda as contradições entre normativas e cultura escolar, além de verificar a legitimação das competências e habilidades. Busca-se, assim, demonstrar os livros didáticos na construção de uma interpretação sociológica da vida cultural e intelectual e somatiza-se à discussão acerca do Ensino Médio que modifica os cotidianos escolares e impactam na produção, no uso e nas percepções dos livros didáticos.

 

Palavras-chaves: Sociologia. Livros didáticos. PNLD. Currículo.

This work aims to analyze the textbook "Desigualdade e Poder", produced by Scipione publishing house, in articulation with the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The analysis follows the theoretical-methodological assumptions of Meucci (2014; 2020), supported by Systematization, Institutionalization and Routinization. The discussion permeates the legal, aesthetic and stylistic, economic, social and political dimensions. The relationship between the State, publishers and the market, the authors' profile, teaching techniques and methodological trends and the emphasis or deletion of areas of knowledge are discussed. Contradictions between regulations and school culture are also highlighted, in addition to verifying the legitimacy of competences and abilities. Thus, we seek to demonstrate textbooks in the construction of a sociological interpretation of cultural and intellectual life and add to the discussion about High School that changes school routines and impacts the production, use and perceptions of textbooks.

 

Keywords: Sociology. Didactic books. PNLD. Curriculum.

Referências

BODART, Cristiano das Neves. Um retrato das pesquisas sobre livros didáticos de sociologia no Brasil. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 31, p. 293-326, 2021.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o programa nacional do livro e do material didático, PNLD 2021, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Guia Digital do PNLD, Brasília, 2021.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. FIPE CBL/SNEL 13 Anos pesquisa produção e vendas do setor editorial brasileiro, 2016. Disponível em: http://cbl.org.br/downloads/fipe. Acesso em: 18 jul. 2022.

CIGALES, Marcelo, & Oliveira, Amurabi. Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares: uma perspectiva relacional. (2019). Revista Brasileira de História da Educação, 19. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e099

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, v. 21, p. 159-170, 2000.

MACHADO, Igor José de Renó, et al. Contexto e Ação: desigualdade e poder. São Paulo: Scipione, 2020.

MAHAMUD-ANGULO, Kira. Propuesta metodológica multimodal e interdisciplinar en investigación manualística.(2020). Revista Brasileira de História da Educação, 20. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e097

MEUCCI, Simone. Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. Revista brasileira de sociologia, v. 2, n. 3, p. 209-232, 2014.

MEUCCI, Simone. Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, 2020.

Downloads

Publicado

11-04-2024

Como Citar

Antunes, K., de Lima, G., & de Souza, T. (2024). APLICAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA NA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 105–122. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/444

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.