Por uma nova forma de pensar a elaboração de materiais didáticos para a disciplina sociologia no ensino médio
Palavras-chave:
Educação. Ensino de sociologia. Materiais didáticosResumo
Este artigo tem o objetivo de provocar uma discussão sobre a elaboração de materiais didáticos para a disciplina Sociologia no ensino médio que vá além da dimensão instrumental desses materiais. Defendemos que essa discussão deve ser feita a partir de alguns elementos nem sempre considerados nos debates sobre o tema, como currículo; legislação; o papel da disciplina nesse nível de ensino; a dinâmica do trabalho docente, que é essencialmente interativo; a utilização de livros de apoio; e a confecção do plano de aula, até chegar à preparação dos materiais didáticos em si.
Referências
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Conhecimento e imaginação sociológica: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Um raio-X do professor de sociologia: condições e percepções. Revista Estudos de Sociologia, Vol. 2, n. 22, Recife, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte IV " Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais. Volume 3 " Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Censo escolar da educação básica: notas estatísticas. Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.
BRIDI, Maria Aparecida. Por uma metodologia do ensino-aprendizagem aberta, flexível e dialética. In: BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio. São Paulo: Contexto, 2010.
FERREIRA, Fabiana. A sociologia no ensino médio: concepções de professores sobre formação crítica para a cidadania. Revista Estudos de Sociologia, v. 2, n. 18, 2012. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/73/57>. Acesso em: 29 jun. 2017.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, n. 35, maio-agosto, 2007, p. 241-252, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo, 1: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
IANNI, Octávio. O ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º graus. Cadernos CEDES, Campinas, vol.31, n.85, set-dez, 2011.
MEUCCI, Simone. Os primeiros manuais didáticos de Sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, v.6 n. 10, São Paulo, 2001, p. 121-157.
MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, vol. 15, nº 1, São Paulo, abr. 2003, p. 5-20.
PAIVA, Isadora Barreto; JIMENEZ, Susana. A sociologia no ensino médio: uma revisão crítica de estudos selecionados. Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 2, Número Especial, dez. 2010, p. 277-292.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O papel da Sociologia no currículo do Ensino Médio. In: II Simpósio estadual sobre a formação de professores de Sociologia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2005.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., set./dez,. 2007, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).