Por uma nova forma de pensar a elaboração de materiais didáticos para a disciplina sociologia no ensino médio

Autores

  • Micheline Dayse Gomes Batista Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Palavras-chave:

Educação. Ensino de sociologia. Materiais didáticos

Resumo

Este artigo tem o objetivo de provocar uma discussão sobre a elaboração de materiais didáticos para a disciplina Sociologia no ensino médio que vá além da dimensão instrumental desses materiais. Defendemos que essa discussão deve ser feita a partir de alguns elementos nem sempre considerados nos debates sobre o tema, como currículo; legislação; o papel da disciplina nesse nível de ensino; a dinâmica do trabalho docente, que é essencialmente interativo; a utilização de livros de apoio; e a confecção do plano de aula, até chegar à preparação dos materiais didáticos em si. 

Biografia do Autor

Micheline Dayse Gomes Batista, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernabuco, especialista em História Contemporânea, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas na área de tecnologia, internet, redes sociais, sociologia do corpo e jogos eletrônicos.

Referências

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Conhecimento e imaginação sociológica: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Um raio-X do professor de sociologia: condições e percepções. Revista Estudos de Sociologia, Vol. 2, n. 22, Recife, 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte IV " Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais. Volume 3 " Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Censo escolar da educação básica: notas estatísticas. Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.

BRIDI, Maria Aparecida. Por uma metodologia do ensino-aprendizagem aberta, flexível e dialética. In: BRIDI, Maria Aparecida. Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio. São Paulo: Contexto, 2010.

FERREIRA, Fabiana. A sociologia no ensino médio: concepções de professores sobre formação crítica para a cidadania. Revista Estudos de Sociologia, v. 2, n. 18, 2012. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/73/57>. Acesso em: 29 jun. 2017.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, n. 35, maio-agosto, 2007, p. 241-252, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo, 1: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

IANNI, Octávio. O ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º graus. Cadernos CEDES, Campinas, vol.31, n.85, set-dez, 2011.

MEUCCI, Simone. Os primeiros manuais didáticos de Sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, v.6 n. 10, São Paulo, 2001, p. 121-157.

MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, vol. 15, nº 1, São Paulo, abr. 2003, p. 5-20.

PAIVA, Isadora Barreto; JIMENEZ, Susana. A sociologia no ensino médio: uma revisão crítica de estudos selecionados. Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 2, Número Especial, dez. 2010, p. 277-292.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O papel da Sociologia no currículo do Ensino Médio. In: II Simpósio estadual sobre a formação de professores de Sociologia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2005.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., set./dez,. 2007, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302.

Downloads

Publicado

16-01-2019

Como Citar

Batista, M. D. G. (2019). Por uma nova forma de pensar a elaboração de materiais didáticos para a disciplina sociologia no ensino médio. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 51–67. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/88

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.