NEOLIBERALISMO E ENSINO DE SOCIOLOGIA

Uma análise do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará à luz da teoria crítica do Currículo

Autores

  • Silas Souza Savedra Secretaria de educação do estado do Ceará

Palavras-chave:

Neoliberalismo, BNCC, DCRC

Resumo

Este artigo objetiva analisar o lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), considerando a relação deste documento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Novo Ensino Médio. Para alcançar tal intento, a análise documental foi o instrumento para investigação e exame nos documentos: BNCC, DCRC e no Plano de Implementação do Novo Ensino Médio no Ceará. Estes documentos foram analisados à luz da pedagogia histórico crítica e da teoria crítica do currículo. No que se refere ao lugar da Sociologia no DCRC, percebe-se um processo de secundarização e prejuízo dos objetivos didáticos-pedagógicos do componente, demonstramos isso através dos dados que certificam uma menor quantidade de objetos específicos no quadro geral da área de Ciências Humanas e na disposição dos conceitos sociológicos nos objetos específicos. Nesse sentido, existe uma relação intima desse processo com à dinâmica que o neoliberalismo gerencia a educação, gerando aquilo que é denomino de “desfronteirização curricular de cima para baixo”.

Palavras Chaves: Neoliberalismo. BNCC. DCRC

This article objectively analyzes the place of Sociology in the Ceará Reference Curricular Document (DCRC), considering the relationship of this document with the National Common Curricular Base (BNCC) and with the New Secondary Education. To achieve this intention of document analysis, the analysis instrument was used to investigate and examine the documents: BNCC, DCRC and the Implementation Plan for the New Secondary Education in Ceará. These documents were analyzed in the light of historical pedagogy and critical curriculum theory. With regard to the place of Sociology in the DCRC, a process of secondaryization and prejudice to the didactic-pedagogical objectives of the component can be seen, we demonstrate this through data that certify a smaller number of specific objects in the general framework of the area of ​​Human Sciences and in the arrangement of sociological concepts in specific objects. In this sense, there is an intimate relationship between this process and the dynamics in which neoliberalism manages education, generating what is called “curricular deborderization from top to bottom”.

Keywords: Neoliberalism. BNCC. DCRC

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Publicado

11-04-2024

Como Citar

Souza Savedra, S. (2024). NEOLIBERALISMO E ENSINO DE SOCIOLOGIA: Uma análise do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará à luz da teoria crítica do Currículo. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 64–85. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/487

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