CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

construção de aprendizagens essenciais significativas

Autores

  • ELizabeth Campos SEDUC - RJ

Palavras-chave:

Ciência Politica, BNCC, aprendizagem significativa Sociologia Escolar

Resumo

Este texto discute o ensino da Ciência Política, através do ensino da Sociologia escolar, direcionando o olhar para a categoria política, expressa na Base Nacional Comum Curricular, como aprendizagem fundante para a investigação e o saber. Tomando como referência os conceitos e princípios da aprendizagem significativa, desenvolvida por pesquisadores no final da década de 90, (AUSUBEL, 1978; NOVAK, 1981; MOREIRA, 2012), processo por meio do qual um novo conhecimento agrega-se a um aspecto relevante, pré-existente na estrutura cognitiva do estudante, ou seja, novas informações associadas com estruturas conceituais já existentes. O objetivo deste texto tem o propósito de compreender que uma aproximação com a realidade social, envolve também uma dimensão dialética histórica dos fenômenos políticos, integrando, desta forma, os conceitos da Sociologia escolar, contribuindo para uma aprendizagem significativa e essencial, da categoria política, que visa uma formação para uma percepção relacional da vida social.

Referências

AUSUBEL, David. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BAQUERO, Marcello. Memória Política e Constituição da Cultura Brasileira. Ciências Sociais, Unisinos, vol. 48 (2): 84-92, maio/agosto, 2012.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para democracia. Lua Nova, n. 38, p. 223-237, São Paulo, 1996.

BODART, Cristiano das Neves. Uso de canções no Ensino de Sociologia. Maceió: Ed. Café com Sociologia, 2021.

BODART, Cristiano das Neves; MORAES, Fábio Monteiro de; TAVARES, Caio dos Santos. Sociologia e Música: proposta pedagógica. 1 ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2022.

BODART, Cristiano das Neves; FIGUEREDO, Cesar Alexandro Sagrillo (Orgs.). Ciência Política para o ensino médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

BODART, Cristiano das Neves; LIMA Wenderson Luan dos Santos (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil – 1 ed. Maceió: Café com Sociologia, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDINE, 2018.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O Direito à Educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. Brasília, Escola de Gestores, 2005, p. 05.

FEIJÓ Fernanda. Ciências Sociais no Ensino Médio: A Sociologia Escolar como formação democrática. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA Wanderson Luan dos Santos (Orgs.). O Ensino de Sociologia no Brasil, 1 ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

MOREIRA, Marcos Antônio. O que é, afinal, Aprendizagem Significativa? Revista Cultural La Laguna, Espanha, 2012.

NOVAK, Joseph Donald. Uma teoria da Educação. Tradução de Marcos Antônio Moreira. São Paulo: Pioneira, 1981.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA – UNESCO. Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia. Unesco, 1990.

Downloads

Publicado

22-01-2023

Como Citar

Campos, E. (2023). CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : construção de aprendizagens essenciais significativas. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 23–33. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/399

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciência Política

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.