CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
construção de aprendizagens essenciais significativas
Palabras clave:
Ciência Politica, BNCC, aprendizagem significativa Sociologia EscolarResumen
Este texto discute o ensino da Ciência Política, através do ensino da Sociologia escolar, direcionando o olhar para a categoria política, expressa na Base Nacional Comum Curricular, como aprendizagem fundante para a investigação e o saber. Tomando como referência os conceitos e princípios da aprendizagem significativa, desenvolvida por pesquisadores no final da década de 90, (AUSUBEL, 1978; NOVAK, 1981; MOREIRA, 2012), processo por meio do qual um novo conhecimento agrega-se a um aspecto relevante, pré-existente na estrutura cognitiva do estudante, ou seja, novas informações associadas com estruturas conceituais já existentes. O objetivo deste texto tem o propósito de compreender que uma aproximação com a realidade social, envolve também uma dimensão dialética histórica dos fenômenos políticos, integrando, desta forma, os conceitos da Sociologia escolar, contribuindo para uma aprendizagem significativa e essencial, da categoria política, que visa uma formação para uma percepção relacional da vida social.
Citas
AUSUBEL, David. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BAQUERO, Marcello. Memória Política e Constituição da Cultura Brasileira. Ciências Sociais, Unisinos, vol. 48 (2): 84-92, maio/agosto, 2012.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para democracia. Lua Nova, n. 38, p. 223-237, São Paulo, 1996.
BODART, Cristiano das Neves. Uso de canções no Ensino de Sociologia. Maceió: Ed. Café com Sociologia, 2021.
BODART, Cristiano das Neves; MORAES, Fábio Monteiro de; TAVARES, Caio dos Santos. Sociologia e Música: proposta pedagógica. 1 ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2022.
BODART, Cristiano das Neves; FIGUEREDO, Cesar Alexandro Sagrillo (Orgs.). Ciência Política para o ensino médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.
BODART, Cristiano das Neves; LIMA Wenderson Luan dos Santos (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil – 1 ed. Maceió: Café com Sociologia, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDINE, 2018.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O Direito à Educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. Brasília, Escola de Gestores, 2005, p. 05.
FEIJÓ Fernanda. Ciências Sociais no Ensino Médio: A Sociologia Escolar como formação democrática. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA Wanderson Luan dos Santos (Orgs.). O Ensino de Sociologia no Brasil, 1 ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.
MOREIRA, Marcos Antônio. O que é, afinal, Aprendizagem Significativa? Revista Cultural La Laguna, Espanha, 2012.
NOVAK, Joseph Donald. Uma teoria da Educação. Tradução de Marcos Antônio Moreira. São Paulo: Pioneira, 1981.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA – UNESCO. Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia. Unesco, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ELizabeth Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).