NEOLIBERALISMO E ENSINO DE SOCIOLOGIA
Uma análise do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará à luz da teoria crítica do Currículo
Palavras-chave:
Neoliberalismo, BNCC, DCRCResumo
Este artigo objetiva analisar o lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), considerando a relação deste documento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Novo Ensino Médio. Para alcançar tal intento, a análise documental foi o instrumento para investigação e exame nos documentos: BNCC, DCRC e no Plano de Implementação do Novo Ensino Médio no Ceará. Estes documentos foram analisados à luz da pedagogia histórico crítica e da teoria crítica do currículo. No que se refere ao lugar da Sociologia no DCRC, percebe-se um processo de secundarização e prejuízo dos objetivos didáticos-pedagógicos do componente, demonstramos isso através dos dados que certificam uma menor quantidade de objetos específicos no quadro geral da área de Ciências Humanas e na disposição dos conceitos sociológicos nos objetos específicos. Nesse sentido, existe uma relação intima desse processo com à dinâmica que o neoliberalismo gerencia a educação, gerando aquilo que é denomino de “desfronteirização curricular de cima para baixo”.
Palavras Chaves: Neoliberalismo. BNCC. DCRC
This article objectively analyzes the place of Sociology in the Ceará Reference Curricular Document (DCRC), considering the relationship of this document with the National Common Curricular Base (BNCC) and with the New Secondary Education. To achieve this intention of document analysis, the analysis instrument was used to investigate and examine the documents: BNCC, DCRC and the Implementation Plan for the New Secondary Education in Ceará. These documents were analyzed in the light of historical pedagogy and critical curriculum theory. With regard to the place of Sociology in the DCRC, a process of secondaryization and prejudice to the didactic-pedagogical objectives of the component can be seen, we demonstrate this through data that certify a smaller number of specific objects in the general framework of the area of Human Sciences and in the arrangement of sociological concepts in specific objects. In this sense, there is an intimate relationship between this process and the dynamics in which neoliberalism manages education, generating what is called “curricular deborderization from top to bottom”.
Keywords: Neoliberalism. BNCC. DCRC
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a negação e afirmação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2006.
ANDRADE, Daniel Pereira. O que é o neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Revista Sociedade e Estado – Volume 34, Número 1, Janeiro/Abril 2019
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
APPLE, Michael.. Educação e Poder. Porto Editora, Coleção: Currículo, Política e Prática, 1995.
APPLE, Michael. “Endireitar” a Educação: as escolas e a nova aliança conservadora. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.55-78, Jan/Jun, 2002.
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia no contexto da BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e as intencionalidades educativas na e para além das competências. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.4, n.2, pp. 131-153, jul./dez. 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar (3ª versão). Abr. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base / Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC, 2018.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referência do Ceará (DCRC). Fortaleza: SEDUC, 2019 (Documento destinado à Consulta Pública).
CEARÁ. Secretaria da Educação. Plano de Implementação do Novo Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Fortaleza: Secretaria Executiva de Ensino Médio e profissional –SexecEmp.
CAVALCANTI, Bernardo M. et tal. Uma ponte para o futuro? Reflexões sobre a plataforma política do governo Temer. Brasília a. 54 n. 215 jul./set. 2017 p. 139- 162
DARDOT, Pierre; LAVAL. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal / Pierre Dardot, Christian Laval ; tradução Mariana Echalar. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.
FERNANDES, Claudia de Oliveira. Avaliação, currículo e suas implicações: projetos de sociedade em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 397-408, jul./dez. 2015.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa. Coleção: estado de sitio. Editora Boitempo, 2019.
LOPES, Francisco W. Ribeiro. (Des)continuidades na política de um currículo nacional: a Sociologia nos arranjos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 1, mar./ jun., 2021, p. 245– 282.
LOPES, Francisco W. Ribeiro; LIMA, Alexandre Jeronimo Correia. Diretrizes Curriculares Estaduais no cenário pós-Bncc: O lugar dado aos conteúdos de Sociologia no Ensino Médio. Anais do 20º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2021.
MORATO, Aline Nomeriano. O modelo da competência e a educação do trabalhador: uma análise à luz da ontologia marxiana. 2005. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
MOTTA, V. FRIGOTTO, G. Por que a urgência da Reforma do Ensino Médio? Medida Provisória Nº 746/2016 (Lei Nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.355-372, abr.-jun., 2017
PMDB. Uma ponte para o futuro, 2015. Arquivo online digital: https://www. fundacaoulysses.org.br/wp-content/uploads/2016/11/UMA-PONTE-PARA-OFUTURO.pdf (Acesso em: 20/12/2022).
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2011.
SAVEDRA, Silas Souza et al.. Neoliberalismo e políticas curriculares: uma análise do lugar da sociologia no documento curricular referencial do ceará. E-book VIII ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102546>. Acesso em: 18/02/2024 20:29
SAVEDRA, Silas Souza. O currículo a serviço do Neoliberalismo: uma análise do processo de implementação da BNCC e o lugar da Sociologia no DCRC / Silas Souza Savedra. – Juazeiro-Ba, 2023.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Autores Associados; 1ª edição – Edição de bolso, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: Movimento Revista de Educação, ano 3, número 4, 2016.
SILVA, Katia Augusta; CRUZ, Shirleide Pereira. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.
SILVA, Monica R. da. Currículo, ensino médio e BNCC: Um cenário de disputas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 367-379, jul./dez. 2015.
SILVA, Ileizi Fiorelli. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 403-427, jul./dez. 2007
SILVA, Fiorelli Lopes; ALVES NETO, Henrique F.. O processo de elaboração da base nacional comum curricular (BNCC) no Brasil e a sociologia (2014 a 2018). Espaço do Currículo, João Pessoa, v.13, n.2, p. 262-284, maio/ago. 2020.
SILVA, Vanessa Alves da; et al. Que sociologia encontramos na base nacional comum curricular?. Anais do ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75608>. Acesso em: 30/03/2023 16:33
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silas Souza Savedra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).