UM LIVRO DIDÁTICO ANTE A PRODUÇÃO DOS NÃO-LIVROS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR
Palavras-chave:
ensino de ciências sociais, livros didáticosResumo
O título da presente resenha foi inspirado em uma frase dita pelo professor Nelson Tomazi - autor do livro didático Sociologia para o ensino médio - no V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Tal frase, expressa a crítica do professor Tomazi ao que ele considera ser uma descaracterização dos novos livros didáticos, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2021 (PNLD-2021). Uma provocação que evidencia um dos dilemas enfrentados por milhões de professores(as) da educação básica, ante as mudanças impostas pela Reforma do Novo Ensino Médio (2017) e pela BNCC (2018) aos currículos educacionais, impactando diretamente na produção de um novo modelo de livro voltado à educação básica brasileira.
Referências
BODART, Cristiano das Neves. FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo. (Org.). Ciência Política para o Ensino Médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Presidência da República, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 30 ed. Petrópolis, Vozes, 2005
MARRAS, Stelio. O vozerio da pós-verdade e suas ameaças civilizacionais. In: AMOROSO, Marta. et al. (orgs.). Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Editora UBU, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabio Monteiro de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).