Processo de esvaziamento do Currículo da Sociologia

novo ensino médio, neoliberalismo e livro didático

Autores

  • Carolina Rêgo UFBA
  • Maria Luíza Menezes
  • Geovana da Silva

Palavras-chave:

Sociologia, Novo Ensino Médio, Esvaziamento Curricular, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa referente à prática docente realizada entre dezembro de 2022 a abril de 2024, através do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), financiado pela CAPES. Esse Programa é destinado aos discentes de licenciatura, possibilitando, vivência na prática escolar. Nesse sentido, o artigo busca compreender os desafios do ensino da Sociologia e os seus processos de esvaziamento curricular, a partir do Novo Ensino Médio, tendo como campo de estudo a prática realizada no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes em Salvador-BA. Assim, este artigo se desenvolve em duas etapas, a primeira pela investigação bibliográfica e teórica e a segunda pela análise da experiência empírica. Para tal, utiliza-se da pesquisa qualitativa e quantitativa, assim foram realizadas uma pesquisa etnográfica e uma análise da aplicação do questionário do perfil socioeconômico dos estudantes de nível médio. Como resultado, apresenta-se o processo de descontinuidade da Sociologia, com a reforma do ensino médio de 2017, redução da qualidade e carga horária do conteúdo e acirramento de desigualdades socioeconômicas como desafio à prática de ensino e aprendizagem.

 

This article is the result of research regarding teaching practice through the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Bahia (UFBA). This Program is aimed at undergraduate students, enabling experience in school practice. In this sense, the article seeks to understand the challenges of teaching Sociology and its processes of curricular emptying, starting from the New High School, having as a field of study the practice carried out at Colégio Estadual Manoel Novaes in Salvador-BA. Thus, this article is developed in two stages, the first through bibliographical and theoretical investigation and the second through the analysis of empirical experience. To this end, qualitative and quantitative research was used, so ethnographic research and an analysis of the application of the questionnaire on the socioeconomic profile of high school students were carried out. As a result, the process of discontinuity in Sociology is presented, with the 2017 secondary education reform.

 

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

Rêgo, C., Menezes, M. L., & da Silva, G. (2024). Processo de esvaziamento do Currículo da Sociologia: novo ensino médio, neoliberalismo e livro didático. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(1), 54–76. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/503

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