O ARTISTÍCO E O CIENTÍFICO

a obra "usos de canções no ensino de Sociologia"

Autores/as

  • Caio dos Santos Tavares UFAL

Palabras clave:

ensino de Sociologia, Livro didático, Pratica docente

Resumen

A Sociologia retorna de modo obrigatório ao currículo do ensino médio, mediante a Lei nº 11.684 de 2008, atraindo pesquisadores à temática “ensino da Sociologia escolar”, fato constatado pelo aumento de papers acadêmicos publicados em periódicos científicos (BODART; TAVARES, 2018); no estabelecimento de novos grupos de pesquisas (NEUHOLD, 2015) e no crescimento do número de confecção de dissertações e teses sobre o ensino de Sociologia escolar (BODART; CIGALES, 2017). No entanto, a Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, (BRASIL, 2017), que altera a organização da Educação Básica brasileira, afeta diretamente a disciplina de Sociologia, que volta a ter a sua permanência ameaçada. É nesse panorama de conquistas e perdas que a obra Usos de canções no ensino de Sociologia foi construída e lançada.

Citas

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, v. 42, n. 2, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500. Acesso em: 18 jul. 2022.

BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Quando o assunto é Sociologia Escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 51, n. 1, p. 353-396. mar./jun., 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51058/3/2020_art_cnbodartcstavares.pdf. cesso em: 18 jul. 2022.

BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no Ensino de Sociologia. ed.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, v. 14, edição especial, p. 139-160, 2021.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.html. .Acesso em: 18 jul. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.html. Acesso em: 18 jul. 2022.

NEUHOLD, Roberta. A produção científica sobre o ensino de Sociologia: grupos e linhas de pesquisa no Brasil (2000-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (Orgs.). Ciências Sociais e educação: um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015, pp. 103-123.

TAVARES, Caio dos Santos. Conceitos e categorias fundamentais do ensino das ciências sociais: uma coleção didática de fortalecimento disciplinar da Sociologia na escola. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 5, n. 2, 2021. Disponível em: http://cabecs.com.br/index.php/cabecs/issue/view/13. Acesso em: 18 jul. 2022.

Publicado

2022-09-22

Cómo citar

dos Santos Tavares, C. (2022). O ARTISTÍCO E O CIENTÍFICO: a obra "usos de canções no ensino de Sociologia". Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 150–156. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/393

Número

Sección

Resenha

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.