O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO

a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia"

Autores

  • Caio dos Santos Tavares Secretaria Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Contextualização do ensino., ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA ESCOLAR, Currículo Básico e Livro Didático

Resumo

O livro Usos da fotografia no ensino de Sociologia (2023) ganha ainda mais relevância levando em consideração a Reforma do Novo Ensino Médio (2017) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), que, em virtude da sua orientação interdisciplinar, impactaram na seleção dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2021) que, por sua vez, possuem um caráter superficial e pouco aprofundamento dos conhecimentos disciplinares (Bodart; Feijó, 2020). Essa “desdisciplinarização do currículo” esvazia os conhecimentos escolares influenciando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem (Oliveira, 2020). Nessa conjuntura ocorreu a produção da obra resenhada, que tem como público-alvo os professores do ensino médio e os(as) graduandos(as) em Ciências Sociais. O intuito é oferecer aos professores um recurso didático para qualificar a sua prática de ensino sem perder a vigilância epistemológica do campo das Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Caio dos Santos Tavares, Secretaria Estadual do Ceará

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas. Professor de Sociologia da Secretaria Estadual do Ceará

Referências

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Publicado

24-12-2023

Como Citar

dos Santos Tavares, C. (2023). O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO: a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia". Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 148–154. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/450

Edição

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