O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO

a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia"

Autores/as

  • Caio dos Santos Tavares Secretaria Estadual do Ceará

Palabras clave:

Contextualização do ensino., ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA ESCOLAR, Currículo Básico e Livro Didático

Resumen

O livro Usos da fotografia no ensino de Sociologia (2023) ganha ainda mais relevância levando em consideração a Reforma do Novo Ensino Médio (2017) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), que, em virtude da sua orientação interdisciplinar, impactaram na seleção dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2021) que, por sua vez, possuem um caráter superficial e pouco aprofundamento dos conhecimentos disciplinares (Bodart; Feijó, 2020). Essa “desdisciplinarização do currículo” esvazia os conhecimentos escolares influenciando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem (Oliveira, 2020). Nessa conjuntura ocorreu a produção da obra resenhada, que tem como público-alvo os professores do ensino médio e os(as) graduandos(as) em Ciências Sociais. O intuito é oferecer aos professores um recurso didático para qualificar a sua prática de ensino sem perder a vigilância epistemológica do campo das Ciências Sociais.

Biografía del autor/a

Caio dos Santos Tavares, Secretaria Estadual do Ceará

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas. Professor de Sociologia da Secretaria Estadual do Ceará

Citas

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude Revista, v. 15, Edição especial (2021).

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219-234, 2020.

BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. v. 1. 169p.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Presidência da República, 2017a.

LEAL, Sayonara. (org.) ; CIGALES, Marcelo. (org.) . Temáticas do ensino de Sociologia na escola brasileira. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. v. 1. 272p.

OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo. O ensino de Sociologia e a sala de aula invertida. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário de Ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020, v. 1, p. 371-374.

OLIVEIRA, Ramon de. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, v. 24, 2020.

SILVA, Peterson; VIANA, Cristina Bertazzo Silveira. A dinâmica social em jogo: práticas didáticas em Sociologia com o jogo de cartas Agência. Revista Cronos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 114-139, 2022.

Publicado

2023-12-24

Cómo citar

dos Santos Tavares, C. (2023). O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO: a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia". Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 148–154. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/450

Número

Sección

Resenha

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.