O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO
a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia"
Keywords:
Contextualização do ensino., ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA ESCOLAR, Currículo Básico e Livro DidáticoAbstract
O livro Usos da fotografia no ensino de Sociologia (2023) ganha ainda mais relevância levando em consideração a Reforma do Novo Ensino Médio (2017) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), que, em virtude da sua orientação interdisciplinar, impactaram na seleção dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2021) que, por sua vez, possuem um caráter superficial e pouco aprofundamento dos conhecimentos disciplinares (Bodart; Feijó, 2020). Essa “desdisciplinarização do currículo” esvazia os conhecimentos escolares influenciando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem (Oliveira, 2020). Nessa conjuntura ocorreu a produção da obra resenhada, que tem como público-alvo os professores do ensino médio e os(as) graduandos(as) em Ciências Sociais. O intuito é oferecer aos professores um recurso didático para qualificar a sua prática de ensino sem perder a vigilância epistemológica do campo das Ciências Sociais.
References
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude Revista, v. 15, Edição especial (2021).
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219-234, 2020.
BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. v. 1. 169p.
BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Presidência da República, 2017a.
LEAL, Sayonara. (org.) ; CIGALES, Marcelo. (org.) . Temáticas do ensino de Sociologia na escola brasileira. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. v. 1. 272p.
OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo. O ensino de Sociologia e a sala de aula invertida. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário de Ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020, v. 1, p. 371-374.
OLIVEIRA, Ramon de. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, v. 24, 2020.
SILVA, Peterson; VIANA, Cristina Bertazzo Silveira. A dinâmica social em jogo: práticas didáticas em Sociologia com o jogo de cartas Agência. Revista Cronos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 114-139, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 caio Tavares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).