O LUGAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DE ALAGOAS

Autores/as

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

Reforma do Ensino Médio, Currículo, BNCCEM, BNCC, Ensino de Sociologia, Alagoas

Resumen

O presente artigo analisa de quais maneiras a Sociologia aparece no novo currículo do ensino médio, do estado de Alagoas (2021). Trata-se de uma pesquisa documental, orientada pela análise de conteúdo, que explora o referido documento e seu processo de elaboração a partir de uma perspectiva teórica híbrida (crítica e pós-crítica). São realizadas reflexões das possíveis implicações sobre o ensino de Sociologia e o espaço de atuação profissional dos(as) licenciados(as) em Ciências Sociais/Sociologia no estado de Alagoas. Notou-se que a produção do currículo de Alagoas para o ensino médio foi marcada por tentativas de resistências ao processo de desdisciplinarização, o que se observa no trato dado à disciplina de Sociologia. Por sua configuração, o documento pode vir a ampliar – mas sem garantias – os espaços de atuação dos(as) licenciados(as) em Ciências Sociais ou Sociologia na rede de ensino alagoana.

Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Citas

ALAGOAS. Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para educação infantil. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, 2019.

ALAGOAS. Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para o ensino médio. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, 2021.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BODART, Cristiano das Neves.; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219–-234, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194. Acesso em: 22 jun. 2022.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia no contexto da BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e as intencionalidades educativas na e para além das competências. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs)., v. 4, n. 2, p. 131-153, jul./dez. 2020. Disponível em: < https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298. Acesso em: 28 mai. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 27 mai. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da Legislação, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 16 mai. 2022.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

CORTI, Ana Paula. Ensino Médio: entre a deriva e o naufrágio. CÁSSIO, F. (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril de 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários Formativos na BNCC do ensino médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, v. 13. n. 25, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: set. 2019.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, pp. 7-23, 2013. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, jan./mai. p. 39-58, 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/35. Acesso em: out. 2019.

OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de; ESTEVES, Thiago de Jesus. O ensino de Sociologia no contexto de reforma do Ensino Médio, BNCC e ENEM: alguns elementos para discussão. In: SARAIVA, Ana Maria Alves; PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; OLIVEIRA, Rita de Cássia. (Orgs.). Políticas Educacionais e Trabalho Docente no Século XXI: desafio para a formação humana. 1ª ed. São Carlos (SP): De Castro, 2020, p. 237-260.

OLIVEIRA, Ramon de. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, v. 24, 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2020.241.05/60747588. Acesso em: 20 jun. 2022.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997.

PÉREZ, Francisco Gutiérrez. Educación como praxis política. México: Siglo XXI Editores, 1984.

PINTO, Samilla Nayara dos Santos; MELO, Savana Diniz Gomes. Mudanças nas políticas curriculares no ensino médio no Brasil: repercussões da BNCCEM no currículo mineiro. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 37, e34197, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gHjF9n8vLqPrwzCHb8zzKYB/ Acesso em: 27 jun. 2022.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

TARLAU, Rebecca; MOELLER, K. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.html. Acesso em: dez. 2020.

Publicado

2022-09-22

Cómo citar

Bodart, C. das N., & Reis Azevedo de Oliveira, R. . (2022). O LUGAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DE ALAGOAS. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 48–78. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/390

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.